Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

vira tucano

Terceiro colocado na disputa ao Senado, Rui Prado anuncia saída do PSD e mira eleição de 2018

Foto: Olhar Direto

Terceiro colocado na disputa ao Senado, Rui Prado anuncia saída do PSD e mira eleição de 2018
Dono de quase 140 mil votos na batalha pelo Senado da República em 2014, o presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, revelou que se desfiliou do PSD e confirmou que a tendência é se filiar ao PSDB. “Estou consultando o meu grupo de amigos e aliados, e devo me filiar na hora certa. É certo que o convite do [ex] presidente Fernando Henrique Cardoso pesou muito”, afirmou Rui Prado durante visita à redação do Olhar Direto na última semana.


Leia também:
Safra 15/16 está ameaçada em Mato Grosso devido à liberação de crédito, afirma Rui Prado
 
O presidente da Famato garantiu que permanece com o seu domicílio eleitoral em Campo Novo do Parecis e não deve colocar seu nome na disputa de 2016, cotado inicialmente para disputar a Prefeitura de Cuiabá. “Continuo com o meu título de eleitor em Campo Novo. Não transferi para Cuiabá, não!”, assegurou. A simples menção à possível transferência de domicilio eleitoral, nos últimos dias, fez Prado receber críticas de aliados do prefeito Mauro Mendes (PSB), provável candidato à reeleição.
 
Entretanto, ele admitiu disputar as eleições de 2018 para a Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados, embora não esteja descartada uma nova postulação majoritária. “Disseram que, se eu saísse para  deputado federal, no ano passado, iria me eleger. Foi uma experiência ótima disputar o Senado. Percebi uma realidade de pessoas carentes onde o Estado não chega”, avaliou  ele.
 
O fato de o PSDB ter o deputado federal Nilson Leitão, presidente do Diretório Regional, como principal pré-candidato ao Senado, empurra Rui Prado para a busca de novos horizontes. Por isso, ele foca a disputa de deputado estadual ou federal.
 
A data de ingresso no ninho tucano ainda não está definida, porque Prado está conversando com aliados. São pelo menos 10 prefeitos, centenas de vereadores e dezenas de líderes do agronegócio simpáticos ao projeto político de Rui Prado. Contudo, poucos poderão realmente se filiar, por conta da exigência de fidelidade partidária – e o risco de perda de mandato.
 
O passado
 
Diante da indagação sobre o fato de o ex-deputado José Riva, então candidato a governador, ter lhe atrapalhado por causa da cassação, o líder do agronegócio entende que não. “Não vou olhar para trás. Política se faz olhando para  frente. Tanto o Riva quanto dona Janete [Riva], que assumiu a candidatura ao governo, foram leais comigo. Não tenho do que reclamar”, pontuou o presidente da Famato. Ele não fez nenhuma visita a Riva, no Centro de Custódia de Cuiabá (antigo Carumbé), porque é o detento quem autoriza os visitantes.
 
Rui Prado elogiou também a direção da Famato e o agronegócio, como um todo, que conseguiram separar a instituição da campanha eleitoral.
 
Deixando clara sua boa relação com a família, Rui Prado entregou sua carta de desfiliação à deputada Janaína Riva, da vice-presidente da Executiva Regional do PSD, e não ao presidente, ex-vice-governador Chico Daltro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet