Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

arbitrariedade

Toque de recolher em Chapada 'lacra' festas e deixa turistas e comerciantes revoltados (atualizada)

Foto: Reprodução

Panfleto da festa lacrada em Chapada dos Guimarães

Panfleto da festa lacrada em Chapada dos Guimarães

O toque de recolher determinado pelo Ministério Público Estadual e a Chapada de Chapada dos Guimarães pegou turistas, população local e comerciantes desprevenidos e gerou revolta entre os promoters que organizam as tradicionais festas paralelas ao Festival de Inverno.


Na madrugada deste sábado (21), durante uma dessas festas, mais de 70 policiais militares chegaram por volta das 03h para cumprir, de maneira arbitrária, a determinação de que eventos e festas, mesmo que privadas, não podem ultrapassar as três da manhã.

Segundo pessoas que estavam no local, a polícia desligou o som e começou a mandar as pessoas embora sob alegação de que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acordado entre a Prefeitura de Chapada e o Ministério Público não estava sendo cumprido.

O fato é que o TAC em questão foi firmado para garantir a segurança da população, já que não há efetivo suficiente da Polícia Militar para dar conta de toda a demanda gerada por causa dessas festas.

Por telefone, a reportagem do Olhar Direto falou com a juíza da vara da Infância e Adolescência, Silvia Renata Anfe, que explicou que da parte dela não houve, até agora, decisão judicial alguma, mas que o TAC foi discutido durante meses com comerciantes, prefeitura, população e entes da segurança pública.

A demanda judicial só chegou às mãos da juíza, por volta das 19 horas, através de um pedido de liminar para que a festa de música eletrônica Mística aconteça até as 08h deste domingo.

A Mística é uma das mais tradicionais festas de musica eletrônica do festival e está prevista para começar à meia-noite. Por tradição, esse evento, que conta com atrações internacionais, termina somente quando o dia amanhece. No pedido de liminar, os advogados alegaram que os organizadores da festa já venderam 2,6 mil convites e terão um prejuízo enorme se o TAC prevalecer.

A juíza adiantou ao Olhar Direto que deve decidir seguindo a manifestação do Ministério Público, cujo parecer da promotora Nayara Roman Mariano Scolfaro foi contra o deferimento da liminar. Isso significa que não será aberto precedente para Mística ser até as 08h.



Atualizada às 20h44 e às 10h15 de 22.07
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet