Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Trabalhador que adoeceu limpando ar condicionado no Senado Federal será indenizado

Responsável pela manutenção de equipamentos de ar condicionado no edifício do Senado Federal, um trabalhador que teve doença pulmonar devido ao serviço deve receber R$ 30 mil de indenização por danos morais da Entherm Engenharia de Sistemas Termomecânicos Ltda. A decisão foi tomada pela juíza Naiana Carapeba Nery de Oliveira, da 8ª Vara do Trabalho de Brasília.


Na ação trabalhista, o ajudante de sistema de ar condicionado diz que era responsável pela realização de serviços de limpeza, instalação, manutenção corretiva, preventiva e reparos em aparelhos de ar condicionado. Ele alega que, no exercício de suas atividades laborais, teria tido contato com produtos químicos. Ele revela ter sido constatado por pneumologista a existência de distúrbio restritivo não reversível, o que demonstra que foi vítima de acidente de trabalho.

A empresa contestou as afirmações do empregado, dizendo que não havia contato com agentes insalubres, e que o reclamante utilizava equipamentos de proteção individual. Para a Entherm, os problemas pulmonares do trabalhador devem ser consequência de má-formação e não de doença laboral.

Para a juíza, a culpa patronal, no caso, se encaixa na modalidade de negligência, uma vez que a empresa não demonstrou cuidado com seu empregado, ao deixar de fornecer EPI (Equipamento de Proteção Individual) em quantidade e qualidade suficientes para afastar o risco de lesão nas atividades desenvolvidas pelo trabalhador.

Com esse argumento, a magistrada considerou a empresa culpada pelo acidente sofrido pelo trabalhador, que resultou na sua incapacidade parcial.

Procurada pelo R7 para comentar a condenação, a empresa informou que não tem "nada a declarar" sobre o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet