Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Tudo pronto para a realização do Desfile Cívico em homenagem ao aniversário de VG

Aproximadamente 700 alunos da Rede Municipal de Várzea Grande, estudantes da Rede Estadual e representantes das instituições militares: Exército,  Policia Militar, Ciopaer, Bombeiros Militares, Acadêmia da PM do Costa Verde e Guarda Municipal participarão do Desfile Cívico em homenagem aos 148 anos de aniversário de Várzea Grande, que será comemorado no próximo dia 15 de maio. Ao todo 10 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) vão participar.

 
Os detalhes da festa foram acertados em reuniões  realizadas no Conselho Municipal de Educação, entre os membros da Comissão Organizadora do evento, escolas municipais e as instituições participantes.
 
O tema  do desfile cívico deste ano  será "Dos Contos à Literatura: Várzea Grande Festeja seus 148 anos de História”. Além do tradicional Desfile Cívico, os participantes  poderão  apreciar o voo panorâmico  do  helicóptero que será conduzido pela equipe da  PM/Ciopaer.
 
 
Conforme o secretário municipal de Educação, Silvio Fidelis dentro do tema escolhido para este ano, a prefeitura se preocupou em centralizar a realização  do evento explorando os seguintes  eixos: Na literatura, na qualidade de vida, uso consciente da água, atitude sustentável, recursos naturais, equilíbrio da natureza, saúde coletiva e alimentação saudável.
 
“Os  eixos que compõem o tema do Desfile Cívico deste ano foram escolhidos pela Comissão Organizadora do evento  com base na  transformação das escolas. Será um momento de valorização da cultura regional e local, dos alunos, dos profissionais da Educação. Um momento de festa em homenagem  e respeito a nossa Várzea Grande e, ao mesmo tempo, de reconhecimentos”, esclarece Fidelis.
 
A FUNDAÇÃO E A EMANCIPAÇÃO  DE VÁRZEA GRANDE - O município de Várzea Grande foi fundado em 15/05/1867 pelo então governador da Província de Mato Grosso, Marechal José Vieira Couto de Magalhães. Couto Magalhães era natural de Mariana, cidade no interior de Minas Gerais, foi governador do estado no século passado e decidiu tornar Várzea Grande um distrito de Cuiabá. Várzea Grande era – até então – habitada por ex-soldados paraguaios que fixaram residência e famílias de pequenos agricultores. A emancipação  político-administrativo só ocorreu no dia 29/09/1949 pelo ex-governador de Mato Grosso Arnaldo Figueiredo, através de um projeto-lei proposto pelo ex-deputado estadual Licínio Monteiro da Silva. Arnaldo de Figueiredo, que era natural do município de Jangada, interior de Mato Grosso, decidiu emancipar o distrito de Várzea Grande, depois de ter constatado – através de dados do governo – que o município tinha autosuficiência em arrecadação de tributos e pelo crescimento da cidade, através de comércio e de residências.
 
 
Segue a lista das EMEBs que participarão do Desfile Cívico 2015 , em homenagem ao aniversário de Várzea Grande - 
 
EMEB: Rita Auxiliadora de Campos Cunha
EMEB: Estevão Ferreira da cunha
EMEB: Ana Rosa
EMEB: Lucia Leite Rodrigues
EMEB: Dirce Leite de Campos
EMEB: José Estejo de Campos
EMEB: Benedita Bernardina Curvo
EMEB: Aristides Pompeo de Campos
EMEB: Manoel João de Arruda
EMEB: Lenine Póvoas
 
 
Escolas Estaduais - 
 
Escola Prof°: Adalgisa de Barros
Escola Pedro Gardes
Escola Irmãos do Caminho
 
Escola Adiventista - 
Os Desbravadores Bandeirantes
 
Grupo de jovens - 
Demolay
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet