Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Turquia prende 1.300 migrantes a caminho da Europa

As autoridades turcas anunciaram nesta segunda-feira (30) a prisão de cerca de 1.300 pessoas que se preparavam para entrar ilegalmente na União Europeia. As detenções aconteceram poucas horas após a conclusão de um acordo assinado entre Ancara e Bruxelas para controlar a imigração clandestina no bloco.


Segundo os responsáveis da Guarda Costeira turca, os migrantes, vindos da Síria, Iraque, Afeganistão e Irã, foram detidos na região de Ayvacik, quando se preparavam para fazer a travessia rumo à ilha grega de Lesbos, do outro lado do mar Mediterrâneo. Os imigrantes foram colocados em um centro de detenção e alguns deles poderão ser enviados para seus países de origem. De acordo com as autoridades locais, três traficantes estavam entre os detidos.

A Turquia aceitou no domingo colaborar com a União Europeia para conter a crise migratória em troca de uma ajuda financeira de € 3 bilhões, além de ajudar Ancara a acolher de forma digna os refugiados sírios. O governo turco se comprometeu a controlar suas fronteiras com a Europa, principal porta de entrada da imigração, filtrando os migrantes econômicos irregulares e cooperando na luta contra os traficantes que agem em sua costa.

Em quatro anos e meio, a guerra na Síria matou mais de 250.000 pessoas e causou o deslocamento de 12 milhões. A Turquia já recebeu mais de 2,2 milhões de sírios e agora, com o acordo, tem a garantia de que não vai arcar sozinha com essa carga financeira.

Segundo o presidente com Conselho Europeu, Donald Tusk, cerca de 1,5 milhão de pessoas entraram ilegalmente na União Europeia em 2015, pelo menos um terço deles passando pela Turquia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet