Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Educação

Unemat e Centro de Direitos Humanos realizam mostra cultural, cursos e debates em Cáceres

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vai realizar, por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos, a I Semana de Direitos Humanos e a I Mostra Cultural: Natureza, Cultura e Arte das Gentes do Pantanal, de 19 a 23 de agosto em Cáceres. Os dois eventos terão cursos, oficinas, debates, mesas redondas, mostras de artes plásticas e fotografias, apresentações musicais relacionadas ao tema. As atividades serão realizadas durante os três períodos, manhã, tarde e noite no Campus Jane Vanini, no bairro Cavalhada.


Ambos eventos são direcionados a diferentes públicos, de profissionais que atuam no campo dos direitos a agentes sociais ligados a movimentos sociais, conselhos de políticas públicas, e jovens egressos do sistema sócioeducativo. As inscrições podem ser feitas pelo site da Unemat, ou na sede do Centro de Referência em Direitos Humanos, localizado na rua dos Caçadores, 484, Cavalhada.

A organização do evento traz como proposta a abordagem dos Direitos Humanos enquanto um sistema integrador de direitos, não apenas os direitos objetivos, quase sempre negados às minorias (negros, mulheres, crianças e adolescentes, jovens, populações em vulnerabilidade socioeconômica). O direito ao conhecimento, à arte e à cultura elaborados, o reconhecimento dos diferentes grupos sociais e suas culturas são fundamentais, pois, a cultural, em sentido mais amplo, é a base, preside e permeia todos os processos de construção das identidades e das práticas sociais. Toda desigualdade social é, também, e antes de tudo, desigualdade no acesso à cultura produzida e no reconhecimento de legitimidade. O que faz com que algumas culturas sejam privilegiadas em detrimento de outras.

A atividade é promovida pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Cáceres CRDH/Cáceres, um projeto desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, através de Convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, em cooperação com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – Sejudh/MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet