Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Eleição 2014

Urnas de Cuiabá e de Mirassol D’Oeste serão auditadas durante votação

Urnas de Cuiabá e de Mirassol D’Oeste serão auditadas durante votação

A Comissão de Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sorteou urnas para serem auditadas durante a votação do segundo turno, que ocorre na data de hoje (26). Da capital, a urna sorteada pertence à 37ª Zona Eleitoral e à seção 180, localizada na Escola Municipal Antonio Ferreira Valentim, no bairro Barbado. A urna do interior pertence à 18ª Zona Eleitoral, de Mirassol D’Oeste, e à seção 222, instalada na Escola Estadual Miguel Barbosa, em São José dos Quatro Marcos. A definição foi feita por meio de sorteio.



Leia Mais
Blairo com Dilma e Taques com Aécio polarizam ‘guerra’ de apoios aos presidenciáveis em MT


No início do ato, o presidente da Comissão, juiz Gilberto Lopes Bussiki, sugeriu que o sorteio se restringisse às Zonas Eleitorais distantes, no máximo, 300 km de Cuiabá, com o objetivo de realizar o procedimento em tempo hábil. Todos os participantes concordaram com a proposta. “Em virtude da vasta extensão territorial de Mato Grosso, temos locais de difícil acesso e outros que são muito distantes, o que iria inviabilizar a realização da auditoria, pois temos que buscar as urnas no local de votação”, frisou.

Representantes da Comissão, dos partidos políticos credenciados, e do Ministério Público foram aos locais de votação retirar as urnas sorteadas e acompanharam o trajeto até o TRE-MT, onde será realizada a Votação Paralela. No caso do interior do Estado, a equipe retirou a urna em Mirassol D’Oeste, já que ainda não tinha sido entregue em São José dos Quatro Marcos. O presidente do TRE-MT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, destacou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Votação Paralela. “Que tenhamos, por meio da dedicação dos servidores da Justiça Eleitoral, o sucesso nesses trabalhos, assim como ocorreu no 1° turno”.

Pela primeira vez, o presidente do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT), Willian Sampaio, acompanhou o sorteio das urnas. “Por ser um evento público que demonstra como funciona o registro dos votos, a auditoria é importante para a confiabilidade do processo eleitoral”, analisou.

De acordo com assessoria do TRE/MT, entre os dias 15 e 17/10, dos representantes de partidos políticos, coligações e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) para acompanharem os procedimentos de auditoria. Além do PT, se credenciaram o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Democratas, Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Cada partido político habilitado entregou 250 cédulas de votação, devidamente preenchidas, até o dia 21/10, totalizando 1.250 cédulas que serão utilizadas na Votação Paralela do 2º turno. Estas cédulas foram depositadas em urnas de lona, devidamente lacradas neste sábado. No dia da Votação Paralela os votos são retirados, um a um, lidos e digitados em um microcomputador, onde está instalado o sistema de apoio à auditoria. Deste total, serão registrados 305 votos na urna da 37ª Zona Eleitoral (Cuiabá) e 266 votos na urna da 18ª Zona Eleitoral (Mirassol D’Oeste), pois são os números de eleitores aptos ao voto correspondentes.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet