Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

MELHOR PREVENIR

Várzea Grande mobiliza quase de duas mil pessoas no combate à dengue e zika; quem não limpar quintal pode ser acionado

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Várzea Grande mobiliza quase de duas mil pessoas no combate à dengue e zika; quem não limpar quintal pode ser acionado
Pelo menos duas mil pessoas estarão envolvidas no Plano de Ações Emergenciais no Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypit, em Várzea Grande, lançado nesta quinta-feira (11), pela prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM). O ataque ao vetor da dengue, zika e chikungunya vai contar com agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, Guarda Municipal, homens do Exército, professores, alunos e líderes comunitários, entre outros segmentos.

 
“Todos nós devemos estar unidos contra o mosquito, porque infelizmente as conseqüências estão aumentando, de acordo com os dados da Saúde Pública. A microcefalia, provocada pelo zika vírus, está atingindo as nossas crianças e gestantes, e a melhor forma de evitar é prevenir”, argumentou Lucimar Campos, para a reportagem do Olhar Direto.

Leia Mais:
Governo de MT apresenta plano emergencial de combate ao Aedes Aegypti
 
“Cada um é responsável para eliminar possíveis criadouros dentro de suas casas e o Poder Público traça esse grande Plano de Ação, que vem a contribuir ainda mais na eliminação do mosquito. Várzea Grande está engajada nessa luta”, definiu a prefeita, perante quase mil pessoas, sob um calor  superior a 40 graus centígrados à sombra, no salão do Centro de Atendimento Especializado e Apoio a Inclusão João Ribeiro Filho – João Muleta – Antigo Dellanes Clube.
 
O secretário municipal de Governo, Juarez Toledo Pizza, explicou que, para facilitar os trabalhos, a Cidade Industrial foi dividida em quatro regiões: Grande Cristo Rei (1), Centro (2), Jardim Glória e Mapim (3) e Grande São Matheus e Marajoara (4). A Procuradoria  Geral de Várzea Grande estuda medidas jurídicas a serem adotadas para os proprietários que insistirem em não limpar seus terrenos, previstas nos Códigos de Posturas e Sanitário do Município, indo desde simples advertência até multa e processo de indenização.
 
No próximo dia 26, a campanha do Plano Emergencial será lançada no Cristo Rei. Depois, no dia 11 de março, o lançamento acontece na região central. Em 25 de março, no Jardim Glória. E, finalmente, no grande São Matheus será no dia 8 de abril. “Somente com a descentralização é possível atacar todas as regiões da cidade”, explicou Toledo Pizza.
 
Lucimar Campos apresenta observou que o Plano Municipal foi discutido em diferentes reuniões com o secretariado, militares e outros segmentos. Ela citou que a ação envolve todas as pastas da administração pública e a sociedade civil organizada.  
 
O secretario municipal de Saúde, médico Cassius Clay de Azevedo,  assegurou que serão 90 dias de ações intensas no município, com visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, e limpeza e retirada dos bolsões de lixo. Também acontecerá fiscalização dos 372 pontos estratégicos definidos pela Vigilância Municipal, limpeza de terrenos baldios, notificações a proprietários de terrenos não habitados sem limpeza, entre tantas outras ações contidas no plano.
 
As secretarias municipais de Serviços Públicos e Limpeza Urbana, de Saúde e de Viação e Obras se farão presente para a execução dos serviços. Haverá também controle químico por bomba costal e mobilização de conscientização. “A ação também visa recolher entulhos, galhadas e lixos. A meta é combater o mosquito Aedes Aegypti, bem como acabar com os criadouros do vetor”,  resumiu Cassius Clay.
  
Os setores foram divididos com base na população total do município de Várzea Grande, cerca de 260 mil habitantes. Em cada etapa serão visitados em média 30 a 40 mil imóveis. “Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias são os propagadores das informações, no entanto, nós moradores temos o dever e a responsabilidade de fazer esse trabalho de prevenção e eliminação do vetor”, explicou o secretario de Saúde.
 
A Sociedade pode  contribuir com o trabalho dos agentes de saúde e até agendar o melhor horário para a visita pelo telefone 3688-3186. O Sistema Nacional de Informação (Sinan) até o momento foram notificados 780 casos de zika vírus, 58 casos de dengue e nenhum registro de chikungunya, em Várzea Grande.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet