Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

INCLUSÃO DIGITAL

Valtenir Pereira emite nota para negar participação em esquema de desvio de dinheiro

Foto: Reprodução

Valtenir Pereira emite nota para negar participação em esquema de desvio de dinheiro
Presidente do PSB em Mato Grosso, o deputado federal Valtenir Pereira emitiu nota na noite desta segunda-feira (22) para negar envolvimento no escândalo de desvio de R$ 1,6 milhão de um projeto de internet gratuita na Paraíba. O escândalo veio à tona na noite do último sábado, quando o parlamentar mato-grossense foi citado em reportagem veiculada no “Jornal Nacional”, da Globo.


O dinheiro teria sido usado para financiamento de campanhas eleitorais. A Ideia Digital – empresa envolvida no escândalo -- teria tentado montar o mesmo esquema em Mato Grosso. De acordo com a Polícia Federal, há "reluzentes suspeitas" de que a Ideia pagou R$ 235 mil em material de campanha de Pereira usando empresas fantasmas. Há três anos o deputado teria apresentado emenda ao Orçamento da União para projetos de inclusão digital no estado.

Na nota, Pereira afirmou desconhecer investigação policial. Negou ter vínculo com a Ideia Digital e ter apresentado emenda destinada ao estado da Paraíba ou a qualquer cidade daquele unidade da federação.

Ainda conforme a nota, “despesas e receitas de campanha eleitoral foram devidamente contabilizadas e declaradas” e “as contas foram aprovadas pela Justiça eleitoral”.

Pereira citou que “parte das despesas de campanha foi custeada por recursos próprios e empréstimo bancário com parcelas a serem pagas até 2018”. E que seu patrimônio está devidamente declarado junto à Receita Federal e disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral para consulta pública.

“Acredito nas instituições, especialmente no Ministério Público (MP), razão pela qual fiz campanha pela derrubada da proposta de emenda à Constituição (PEC) 37/ 2011 desde o primeiro momento, não esperei o ‘clamor’ das ruas para externar minha posição”, consta de trecho da nota. A PEC 37, que pretendia tirar o poder de investigação criminal do MP, foi recentemente rejeitada pela Câmara dos Deputados.

O deputado atribuiu o advento do escândalo ao momento em que o PSB está crescendo, com o governador Eduardo Campos (Pernambuco) ganhando visibilidade para possível candidatura à presidência da República no ano que vem.

“Estou buscando conhecer o inquérito para tomar as medidas necessárias e esclarecer todas as suposições acerca das investigações ocorridas na Paraíba, de modo a preservar a minha honra, a minha família, os meus colaboradores e, principalmente, dar a satisfação necessária à população mato-grossense”, concluiu Pereira.

A polícia encaminharia o inquérito ao MP recomendando a apuração de eventual participação de Pereira no esquema. Cotado para a disputa por uma cadeira no Senado nas eleições de 2014, ele tem foro privilegiado perante o Supremo Tribunal Federal. Na nota, não mencionou se apresentou emenda destinada a Mato Grosso para inclusão digital. Também não mencionou outras empresas citadas no caso. Não atendeu ligações do Olhar Direto. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet