Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Várzea Grande define ações de combate às queimadas e assina Termo de Cooperação Técnica

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Governo - em parceria com as secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Meio Ambiente, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros Militar – Comando Regional I - assinou na tarde de ontem (25), o termo de Cooperação para a execução do Projeto Previqueimadas 2015. 


O objetivo é desenvolver ações na área de prevenção, execução e logística de combate a incêndios em terrenos urbanos e áreas rurais do município. O Termo de Cooperação Técnica terá como vigência o período de 24 de agosto a 30 de outubro, podendo estender-se de acordo com as necessidades verificadas pelos órgãos envolvidos.

A Administração Municipal estará disponibilizando aos brigadistas do Corpo de Bombeiros, roupas especiais, luvas, foices, facões, máscaras, abafadores, carrinhos de mão e outros dispositivos utilizados pela corporação no combate ao fogo. Caberá a Defesa Civil ministrar palestras nas escolas e fazer o acompanhamento dos serviços executados. Já a secretaria de Serviços Públicos ficará responsável pelo abastecimento do carro pipa.  Caberá ao Corpo de Bombeiros ministrar treinamento aos brigadistas, receber chamada via 193 e fazer junto a sociedade, além de trabalhos de conscientização do período proibitivo das queimadas.

“O termo de cooperação técnica vai possibilitar ações mais efetivas de combate à incêndio urbano no município de Várzea Grande. O trabalho preventivo e, principalmente, a redução de queimadas,  têm como maiores beneficiados os moradores de Várzea Grande, que poderão estar respirando ar de melhor qualidade. Mas para que isso aconteça a população precisa se conscientizar de que, quanto menos queimadas, mais qualidade de vida”, destacou o secretário de Governo, Juarez Toledo Pizza.

Na avaliação da secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira, a parceria com o Corpo de Bombeiros representa um adicional para que os bombeiros possam executar seus serviços em Várzea Grande com melhor estrutura. "Somos parceiros dessa instituição para combater queimadas. O termo de cooperação técnica fortalece ainda mais a execução dos serviços no município. O que se tem que entender que colocar fogo em quintais e floresta é crime ambiental”.   

O comandante do 2º Batalhão de Bombeiro Militar, Major Danilo Cavalcante Coelho, lembra que o período longo de estiagem aliado a baixa umidade do ar contribuem para o aumento das queimadas em todo Estado, por isso a necessidade de ações efetivas no combate a incêndios.   
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet