Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

SOBRAM BOAS INTENÇÕES

Várzea Grande deve se tornar principal centro de pesquisa tecnológica e inteligência do Centro-Oeste e Amazônia Legal

Foto: Mayke Toscano / GCom-MT

Pedro Taques  assina protocolo de intenções com prefeita Lucimar Campos para implantar Parque Tecnológico em Várzea Grande

Pedro Taques assina protocolo de intenções com prefeita Lucimar Campos para implantar Parque Tecnológico em Várzea Grande

Dentro de poucos anos, Várzea Grande deve se tornar o principal centro de pesquisa tecnológica e inteligência do Centro-Oeste e Amazônia Legal, no Brasil. A implantação do Parque Tecnológico de Mato Grosso deve ter três instituições públicas de ensino superior – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal (IFMT) e Universidade do Estado (Unemat).

 
Além disso, três das maiores universidades privadas travam um autêntica batalha campal, nos bastidores, por um espaço na região do Chapéu do Sol, na Avenida Mário Andreazza (Contorno Norte), para se inserir no contexto do Parque Tecnológico do Estado.  
 
“Quem garante que não saia daqui de Várzea Grande a cura do câncer? Ou mesmo de doenças menos devastadores, como a diabetes?”, questionou o secretário Aluízio Leite Paredes, adjunto de Ciência e Tecnologia. “É um legado para as futuras gerações de Mato Grosso e do Brasil. Talvez até para a América Latina”, pontuou Aluízio Leite.
 
Pesquisas agropecuárias, industriais e de saúde estarão na linha de frente do parque. Todavia, outras poderão ser inseridas, futuramente, como nas áreas de infraestrutura sustentável, sociologia e antropológica, entre outras.
 
O governador José Pedro Taques (PDT) assinou na última sexta-feira (17) o protocolo de intenções para instituir o Parque Tecnológico de Mato Grosso. Em princípio, envolve o governo do Estado, a Prefeitura Municipal, Ductievicz Incorporadora Ltda EPP e o empresário Juarez Ductievicz, doadores da área para a implantação do projeto.
 
Na prática, o Parque Tecnológico será implantado em uma área de 800 mil metros quadrados,  no bairro Chapéu do Sol. Dentro dessa área será desmembrada uma nova área de 160 mil metros quadrados para a primeira fase do parque, campus da Universidade de Mato Grosso (Unemat), além da sede da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e suas unidades administrativas.
 
“Vamos receber a área com toda a infraestrutura pronta e, até novembro, vamos iniciar as obras. A instalação do novo campus da Universidade Estadual em Várzea Grande depende da autorização do Conselho Universitário da Unemat”, observou o governador. “No local também vai funcionar o departamento de engenharia da UFMT. Nós transformaremos aquela região num grande pólo  de tecnologia e inovação”, emendou Taques.
 
Várzea Grande bateu, no processo de escolha, Rondonópolis, Alta Floresta e Sorriso que estavam na disputa para receber o investimento. Contudo, a doação da área e a necessidade de investimentos para mudar a realidade de Várzea Grande pesaram na decisão
 
A prefeita Lucimar Campos (DEM) destacou que o Parque Tecnológico de Várzea Grande será um marco pro desenvolvimento do nosso Estado, um grande incentivo à pesquisa e à inovação. "Vamos dar um passo gigantesco rumo à consolidação da pesquisa científica", ponderou Lucimar.
  
O estudo da Fundação Certi, de Santa Catarina, determina que caberá tanto à Ductievicz Incorporadora Ltda EPP e Juarez Ductievicz doar 80 mil metros quadrados para a entidade ou órgão que for indicado pelo Estado. Já os outros 80 mil metros quadrados vão ser destinados para o campus da Unemat e a sede da Seciteci.
 
Os custos para efetivar a doação e a regularização do imóvel perante o cartório de registro de imóvel são dos doadores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet