Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Copa 2014

mundial

Velho Aeroporto Marechal Rondon em obras a todo vapor para Copa

29 Jan 2013 - 09:08

Da Redação - Darwin Júnior/ Copa do Pantanal

Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal

Velho Aeroporto Marechal Rondon em obras a todo vapor para Copa
A 500 dias da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá acelera suas principais obras. Até o dia 20 de fevereiro, a Infraero deve demolir o prédio administrativo do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Dentro do cronograma para o projeto de ampliação do terminal, a reforma deve ser concluída até o final deste ano.


Cuiabá na reta final de preparação para Copa; veja retrospectiva aqui
Caos à vista: Trevo do Tijucal será totalmente fechado esta semana

A execução da reforma teve início neste mês de janeiro com o trabalho de remoção de terra de pontos onde serão erguidos novos prédios. A limpeza foi concluída há uma semana e o consórcio Marechal Rondon deve acionar máquinas pesadas nos próximos dias. Enfim, a tão esperada ampliação do aeroporto, considerada um dos pontos de maior preocupação da Fifa com as cidades sedes da Copa, já está saindo do papel.

Está tudo certo para que o setor de administração venha abaixo, mas o Módulo Operacional (o puxadinho) continuará operando mesmo durante o período de obras. O terminal de passageiros opera hoje com uma área de 5.460 metros quadrados e terá sua capacidade ampliada para 13.200 m2 após a reforma.

Para evitar atrasos, o consórcio responsável pelas obras vai operar em três turnos diários. “A população vai perceber que a partir de março as obras irão acelerar. Hoje já estamos em um ritmo muito bom”, afirma o superintendente regional para o Centro Oeste da Infraero, Gustavo Schild,

No dia 13 de dezembro de 2012, a empresa construtora vencedora da licitação recebeu a ordem de serviço para ampliar o Marechal Rondon em um investimento que beira a casa dos R$ 100 milhões. No entanto, a promessa é de que o cronograma será cumprido e o prazo para a conclusão das obras não será estourado de acordo com a direção da Infraero.

Com a ampliação, o aeroporto terá grande capacidade. Dos atuais 2,5 milhões de passageiros ao ano, a capacidade seria elevada para 5,7 milhões, dando folga à expectativa de 3 milhões de passageiros em 2014.

Parte do material que servirá o novo terminal já está em Várzea Grande. Estruturas conhecidas de aeroportos modernos, os fingers (acesso em forma de túnel para embarque dos passageiros) já se encontram na área do Marechal Rondon. Esses fingers – são quatro no total – podem serem utilizados antes mesmo da inauguração de todas as obras.

A próxima obra a ser concluída é o Sistema de Monitoramento de Veículos (Simove) que deverá melhorar o monitoramento de pessoas e cargas que trafegam por todo o perímetro aeroportuário, possibilitando um maior controle do acesso às áreas restritas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet