Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

COMPROMISSO DE CAMPANHA

Vereadores ameaçam rejeitar extinção do Cuiabá Vest e lembram que Mauro prometeu manter programa

Foto: Ednei Rosa / Câmara de Cuiabá

Vereadores ameaçam rejeitar extinção do Cuiabá Vest e lembram que Mauro prometeu manter programa
A proposta de extinção do Cursinho pré Vestibular da Prefeitura de Cuiabá, batizado de ‘Cuiabá Vest’, a ser formalizada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), tende a sofrer resistência em sua tramitação na Câmara Municipal. Pelo menos nove vereadores se manifestaram publicamente, na sessão matutina desta terça-feira (25), contrários ao fim do cursinho destinado a estudantes carentes, majoritariamente oriundos da rede pública de ensino.  

 
O cursinho era mantido pela Fundação de Ensino de Cuiabá (Funec), em processo de extinção.
 
“Creio que foi um equívoco da equipe técnica que projetou a reforma administrativa. Porque certamente todos se lembram que a manutenção do Cuiabá Vest foi uma promessa de campanha do prefeito Mauro Mendes. E eu o apoiei por isso”, recordou o vereador Mário Nadaf (PV).
 
Ele citou que Mendes, inclusive, gravou em seu programa eleitoral no rádio e na TV, prometendo que o cursinho teria seqüência por mais quatro anos.  Nadaf foi diretor da Funec e crê que são necessários menos de R$ 50 mil por ano para mandar o cursinho.

“É inaceitável que venha um ‘pacote de maldades’, quase às vésperas do Natal, para a Câmara apreciar a toque de caixa. Sou professor e não aprovo a extinção de nada que seja favorável aos alunos. Eu sou contra [o fim da Funec]”, afirmou o vereador Allan Kardec (PT).
 
Para o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB), que é médico, extinguir o Cuiabá Vest significa um retrocesso de décadas, no ensino público municipal. “Trata-se de uma conquista histórica dos estudantes pobres. São jovens do povo trabalhador e humilde; serão privados de uma vida melhor”, observou ele.

O vereador Faissal Calil Júnior (PSB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, cobrou maior debate do tema, antes dos colegar se posicionarem contrários ou favoráveis. "É imprescindível que haja discussão ampla, antes de colocar os projetos em votação", defendeu Faissal. 

O líder do Executivo na Câmara, vereador Leonardo de Oliveira, não quis discutir o mérito da questão,  observando que o tema seria discutido com Mauro Mendes, no início desta noite.
 
A reportagem do Olhar Direto tentou contato com o secretário municipal de Governo, Roberto Campos Corrêa Júnior, mas não obteve êxito. A Secretaria Municipal de Governo será fundida com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, na reforma administrativa programada por Mauro Mendes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet