Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

DIFÍCIL DEMAIS

Wellington Fagundes consegue que o Senado investigue obras inacabadas

Foto: André Corrêa / Agência Senado

Wellington Fagundes consegue que o Senado investigue obras inacabadas
O Senado Federal irá fazer uma ‘varredura’ sobre as obras inacabadas que foram financiadas por fundos de desenvolvimentos regionais. O levantamento vai abranger principalmente os Estados das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste. O encaminhamento do tema foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), durante debate na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em que esteve presente o superintendente de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), José Marcio de Medeiros Maia.

 
Wellington questionou o dirigente da autarquia federal sobre o resultado dos projetos iniciados no âmbito da antiga Superintendência. Para o parlamentar, existe muitos recursos contratados que correm o risco de serem perdidos com a inviabilização das obras inacabadas.  
 
Em 2011, a Câmara dos Deputados chegou a criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a utilização indevida de dinheiro da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em empreendimentos que não foram finalizados.
 
“Precisamos avançar nessa questão, obter um bom esclarecimento porque são recursos públicos sendo perdidos” – disse o senador. Ele lembrou que pode haver uma grande quantidade de obras inacabadas e que necessitam de uma solução. “Precisamos finalizar essas obras que possuem pendências e estão paralisadas, para aí então iniciar os novos empreendimentos”.
 
Wellington informou que o questionamento será feito também durante audiência com os dirigentes da Sudam e também da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco). Wellington Fagundes levantou a possibilidade de apresentar requerimento para criação de Comissão Externa Temporária destinada a visitar o legado dos projetos das superintendências e discutir soluções para a retomada dos projetos.  
 
Na CDR do Senado, o superintendente da Sudene informou que todo o passivo do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor)  foi transmitido ao Ministério da Integração Nacional e hoje se encontra sob a responsabilidade da Secretaria de Fundos. Mas o presidente da Comissão, senador Davi Alcolumbre (PP-RR), declarou que fará um requerimento de informações para que a Secretaria de Fundos preste as informações necessárias para que os senadores possam avaliar o legado dos projetos das três autarquias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet