Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SEIS MANDATOS

Wellington destaca trabalho pela ‘melhor idade’ em despedida da Câmara, após 24 anos; em 2015, assume o Senado

Foto: Edilson Almeida / Assessoria

Wellington Fagundes se despede da Câmara: “Dei o melhor de mim, do meu esforço, da minha capacidade, em favor da minha gente”

Wellington Fagundes se despede da Câmara: “Dei o melhor de mim, do meu esforço, da minha capacidade, em favor da minha gente”

A  destaque de seu trabalho pelos homens e mulheres da terceira idade marcaram o discurso de despedida do deputado mato-grossense Wellington Fagundes (PR), após seis mandatos consecutivos – 24 anos – na Câmara dos Deputados. Em 1 de fevereiro de 2015, ele assume o mandato para o qual foi eleito, no Senado da República, com 646,34 mil votos.

 
“Por onde andei, sempre demonstrei meu respeito pelos mais velhos e pude contribuir para uma vida melhor às pessoas da terceira idade, também, ao viabilizar recursos para centros de convivência, academias ao ar livre e outras obras de infraestrutura”, afirmou Fagundes, da tribuna da Câmara.
  
Fagundes demonstrou estar emocionado, no discurso de despedida da Câmara dos Deputados, onde chegou por seis vezes, desde 1990, sendo duas como o mais votado de Mato Grosso – ainda hoje detém o recorde com quase 150 mil votos.
 
No mandato que se encerra, o povo de Mato Grosso conferiu a ele a maior votação que um deputado federal já teve no Estado. “Acredito que tais votações representam que trilhei o caminho correto, o caminho certo”, afirmou Fagundes. “Tenho a certeza de que até aqui, nesta Casa de Leis, dei o meu melhor, o melhor de mim, do meu esforço, da minha capacidade, em favor da minha gente”, pontuou ele.
 
Wellington destacou que uma das ações que mais se orgulha foi a elaboração do Estatuto do Idoso, que hoje beneficia milhões de brasileiros que muito contribuíram e continuam a contribuir para o engrandecimento desta Nação.
 
E completou dizendo que “também tenho a consciência de que, assim como os nossos idosos merecem respeito, um país deve necessariamente dedicar atenção especial aos jovens, para ser uma Nação respeitada e próspera”.
 
Municipalista, Fagundes pontuou que sempre esteve presente nos municípios para viabilização de recursos e garantiu prosseguir esta luta para uma nova distribuição dos recursos tão concentrados no Governo Federal. “Sei a luta enfrentada pelos municípios brasileiros para conseguir garantir uma vida de qualidade aos seus moradores. Hoje, temos pela frente a tarefa de continuar esta luta, desta vez no Senado.
  
A íntegra do discurso:
  
“SENHOR PRESIDENTE,
SENHORES DEPUTADOS
 
A vida é uma sucessão de ciclos e agora me preparo para começar um novo período. Ocupo esta tribuna hoje para uma despedida. Venho comunicar aos nobres pares, neste espaço a mim concedido, que a partir de fevereiro, estarei ocupando uma cadeira no Senado Federal, onde continuarei meu trabalho pelo povo de Mato Grosso.
  
Cheguei a esta Casa de Leis há 24 anos, quando me foi concedido pelo povo do meu querido Estado o primeiro mandato. Jovem idealista, fui convencido por lideranças de minha cidade a enfrentar uma disputa eleitoral quando sequer imaginava o que seria ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
 
Lembro-me de ter chego em casa, lá em Rondonópolis, já tarde da noite, e de ter comunicado a minha esposa, Mariene, sobre a decisão de disputar o cargo de deputado federal. Sempre prudente, um esteio de minha vida, ela observou que a batalha que se apresentava requeria muita coragem, disposição e determinação, mas eu teria o apoio de toda a família. E foram essas palavras que me deram força para enfrentar este desafio.
  
E graças a Deus, coragem, disposição e determinação são três coisas que nunca me faltaram na vida – uma herança de minha família. Meu pai foi a pé da Bahia até Mato Grosso, enfrentando todos os tipos de adversidades pelo caminho. Chegando lá, construiu uma vida e uma família da qual tenho muito orgulho. Ele costumava dizer: quem não pode com o pote, não põe a rodilha na cabeça. Carregarei essa lição por toda a minha vida.
 
Aprendi muita coisa no primeiro mandato porque cheguei aqui, motivado pelo voto popular, certo de que poderia fazer muito para melhorar a vida do povo do meu Estado e de todo o país.
 
 De lá para cá, foram seis mandatos consecutivos como deputado federal. Em dois mandatos, inclusive este que agora se encerra, o povo de Mato Grosso me conferiu a maior votação que um deputado federal já teve no Estado. Quero acreditar que tais votações representam que trilhei o caminho correto, o caminho certo.
 
E sempre tenho dito: essa confiança que os eleitores depositam em nós - só pode ser correspondida com muito trabalho.
 
E tenho a certeza de que até aqui, nesta Casa de Leis, dei o meu melhor, o melhor de mim, do meu esforço, da minha capacidade, em favor da minha gente.
 
Nos seis mandatos, uma das ações que mais me orgulho foi a elaboração do Estatuto do Idoso, que hoje beneficia milhões de brasileiros que muito contribuíram e continuam a contribuir para o engrandecimento desta Nação. Por onde andei, sempre demonstrei meu respeito pelos mais velhos e pude contribuir para uma vida melhor às pessoas da terceira idade ao viabilizar recursos para centros de convivência, academias ao ar livre e outras obras de infraestruturas.
  
Também tenho a consciência de que, assim como os nossos idosos merecem respeito, um país deve necessariamente dedicar atenção especial aos jovens, para ser uma nação respeitada e próspera. Como parlamentar, sempre procurei atuar para a ampliação das universidades federais e da implantação do curso de Medicina nos municípios de Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop.
 
Além disso, sempre atuei para a instalação de institutos técnicos e outras estruturas educacionais que permitem a qualificação e a formação de uma mão-de-obra capaz de enfrentar o tão competitivo mercado de trabalho.

Mais que isso: atuei por um ensino de qualidade, que forma cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
  
Municipalista, estive presente em cada uma das cidades, vilas e vilarejos de Mato Grosso ouvindo as reivindicações da população e de seus representantes. Sei a luta hoje enfrentada pelos municípios brasileiros para conseguir garantir uma vida de qualidade aos seus moradores. Sempre estive ao lado de prefeitos, vereadores e outras lideranças na luta para viabilização de recursos para escolas, creches, hospitais, obras de saneamento básico, pavimentação asfáltica e moradias populares. Hoje, temos pela frente a tarefa de continuar esta luta, desta vez no Senado, para uma nova distribuição dos recursos tão concentrados no Governo Federal.
  
E como represento, nesta casa, Mato Grosso, um Estado campeão em produtividade no campo, não poderia deixar de atender a uma das maiores demandas: os investimentos em infraestrutura de transportes. Investir em logística é garantir o escoamento de tudo o que é produzido em número recorde, todos os anos. Estive sempre presente no Ministério dos Transportes para mostrar a importância da pavimentação e duplicação de rodovias, construção de pontes, viadutos, novos aeroportos e na implantação de ferrovias e hidrovias. Estamos avançando nesse aspecto. Hoje, os investimentos crescem a cada ano, reduzindo um dos maiores gargalos da nossa economia.
  
Em reconhecimento a este trabalho que desempenho, fui convidado a assumir a presidência da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, temos discutido alternativas para o avanço desse segmento. A logística, como todos sabem, é fundamental para garantir um Brasil mais competitivo. Vou continuar trabalhando pelo fortalecimento desta frente.
 
Nesses 24 anos de mandato, vi Mato Grosso crescer, se desenvolver e tornar-se um dos mais importantes estados da Federação. Vi o Brasil se transformar em uma das mais fortes democracias do mundo. Um país que ocupa papel estratégico na América do Sul e se consolida como uma potência mundial.
Neste sentido, quero aqui destacar, o papel fundamental da Frente Parlamentar pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira. Particularmente o trabalho que resultou na apresentação da PEC 170 das Diretas Já do Judiciário, hoje abraçada pelo conjunto da magistratura. Dizer que a exemplo do que foi o grande movimento das Diretas Já, essa Emenda Constitucional representa um passo significativo, porque, de forma participativa, garante a democratização desse importante poder.
  
Nesta Casa, Senhor Presidente, também presenciei grandes embates, participei de sessões que mudaram a vida de milhões de pessoas, mudaram a vida da Nação.
 
Deixo aqui meu abraço e reconhecimento aos nobres colegas deputados federais, correligionários, enfim, todos aqueles que contribuíram com ideias e propostas nos debates constantes, para o aprimoramento de minha vida pública, com a crítica isenta e o apoio desinteressado de quem deseja tão somente o desenvolvimento de nosso país. Levo, daqui, a maior de todas as lições – a do respeito à vontade popular, que seguirá sendo o lema a guiar meus próximos passos.
  
Por isso que despeço-me, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, com a firme convicção de que se o dever não está plenamente cumprido, trabalhei pelo melhor. Termino meu ciclo como deputado federal com a satisfação que preenche a alma daqueles que se dedicam a servir. E o trabalho não finda, trilharei, agora, outros caminhos, no Senado Federal, mas sem perder a minha visão de fé e a convicção de que o Senhor Deus nunca nos abandona.
 
Muitas obras ainda faremos em prol desse povo que, assim como eu, luta e trabalha por um país onde as pessoas tenham melhores condições de vida!
  
Agradeço a Deus por todas as lutas, todas as oportunidades. Agradeço ao povo mato-grossense, à minha família, aos meus amigos, assessores, os servidores desta Casa, que sempre estiveram dispostos a me auxiliar em todos os momentos, à liderança do Partido da República e a todo o meu partido. Meu muito Obrigado!
  
Deixo esta casa com um misto de saudade e o sentimento de ter oferecido de mim o melhor que poderia, no esforço conjunto desenvolvido com todos os meus pares, para a construção de um Brasil mais justo e em que todos tenham participação eficaz.
 
É o que tinha a dizer.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet