Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

AMM realiza 31ª edição do Encontro de Prefeitos

Foto: Vicente de Souza

AMM realiza 31ª edição do Encontro de Prefeitos
De 22 a 24 de maio, a Associação Mato-grossense dos Municípios vai promover o 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa. O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e contará com a participação de gestores de todo o estado.


O tema do Encontro de Prefeitos é Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável. A programação também inclui o 13º Encontro de Primeiras-damas, a 1ª Expo Mato Grosso, o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular.

O Encontro de Primeiras-damas tem o objetivo de informar as gestoras sobre os desafios da administração local frente às mudanças sociais que deverão ocorrer em âmbito estadual e federal em 2014. A 1º Expo Mato Grosso vai apresentar o potencial econômico dos municípios, com espaço reservado para a exposição de produtos de todas as regiões, através dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico.

O Workshop de Secretários, já tradicional na AMM, apresentará cases de sucesso e dará encaminhamento ao debate sobre o desenvolvimento do setor produtivo local, com foco no planejamento e gestão. A programação do 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular terá a presença de convidados sul-americanos e artistas regionais. Além dos shows, haverá um festival gastronômico com comidas típicas locais. A entrada é franca.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que a instituição preparou um grande evento para que prefeitos, prefeitas e demais participantes discutam sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico e social dos municípios. “O Encontro tem o objetivo de incentivar o crescimento econômico sustentável em todos os municípios do estado, fortalecendo o potencial de todas as regiões”, assinalou.

A programação inclui palestras, debates e painéis com a participação de representantes dos poderes constituídos. A AMM irá reunir os prefeitos com representantes de ministérios e outros órgãos públicos, para discutir os desafios das administrações municipais frente às mudanças que devem ocorrer em âmbito estadual e federal em 2014.

Após a abertura oficial do 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, no dia 22 de maio, está programada a entrega do Prêmio Sebrae aos Prefeitos Empreendedores, seguida pela palestra do ministro da Agricultura, Nery Gueller. No encerramento da programação da manhã haverá a abertura oficial da Expo Mato Grosso, com visitação aos stands. O ciclo de palestras do período vespertino terá início com o painel Discricionariedade Administrativa e o Controle das Políticas Públicas pelo Poder Judiciário, Ministério Público e pelo Tribunal de Contas, presidida pelo presidente do TCE, Waldir Teis, com a participação do desembargador Marcos Machado, do membro do MP, Célio Fúrio, do conselheiro Luiz Henrique e do prefeito de Conquista D’Oeste, Walmir Guse. Na sequência haverá o Painel Poder Legislativo – Os Municípios e o Fethab, com o deputado estadual José Riva. O Fortalecimento dos Municípios Brasileiros/ Pacto Federativo - PEC/39 será o tem do último painel, que contará com a participação do presidente da Associação Nacional dos Municípios Produtores - Anamup, Carlos Casteglione, deputados convidados, e do senador Cidinho Santos. Após o encerramento haverá visita aos stands da Expo Mato Grosso.

No dia 23 a programação contará com representantes de instituições financeiras, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O ciclo de palestras também inclui os seguintes temas: A importância do Planejamento Estratégico para eficiência do Controle Interno, com o professor Jorge Bento de Souza, da Atame; o painel Sebrae para debater os Municípios Fortes e Sustentáveis, com apresentações de cases sobre a cidade de Colíder e São Gabriel D’Oeste. O painel contará com a presença do ex-prefeito da Colíder, Celso Banazeski, e será mediado pelo professor Jair Santana. No período vespertino serão debatidos os seguintes assuntos: Políticas Públicas/Gestão Pública, com o presidente do Conselho Federal de Administração, Sebastião Luiz Mello. Na sequência, haverá uma palestra sobre a Tecnologia como ferramenta de ensino/educação – RLZ, seguida pelo painel Municipalização do Trânsito nos Municípios, com a participação da Confederação Nacional dos Municípios, Cetran, Detran/ MT e Correios. A programação será encerrada com a palestra A Realidade dos Municípios Brasileiros, que será proferida pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet