Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

crescimento

Com fim da fidelidade partidária para prefeitos, PSB saltou de uma para 14 prefeituras em MT

Foto: Reprodução

Mauro Mendes e Fabio Garcia presidiram o PSB durante a recuperação do partido em MT

Mauro Mendes e Fabio Garcia presidiram o PSB durante a recuperação do partido em MT

O PSB foi um dos partidos que mais cresceram em Mato Grosso com o fim da fidelidade partidária para prefeitos e outros detentores de cargos majoritários. De um prefeito – Mauro Mendes, de Cuiabá –, a sigla saltou para 14, a seis meses das próximas eleições municipais. Entre os novos filiados, estão prefeitos de duas cidades-polo: Otaviano Pivetta, de Lucas do Rio Verde, que deixou o PDT, e Dilceu Rossato, de Sorriso, que saiu do PR.


Leia mais:
Mais de 30% dos deputados estaduais trocaram de sigla em MT; maioria foi para base governista
 
Os principais fatores responsáveis pelo crescimento são a expansão da bancada parlamentar, saltando de uma deputada estadual para três estaduais e dois federais, e o fato de o partido ter deixado a oposição e se acomodado na situação, com a eleição do governador Pedro Taques (PSDB). Com a “janela partidária” aberta para deputados, mais um estadual se filiou. A sigla vinha enfraquecida em Mato Grosso desde 2013, quando o deputado federal Valtenir Pereira (hoje PMDB) deixou o partido esvaziado, levando consigo para o recém-criado PROS 11 dos 12 prefeitos do PSB. Apenas Mauro Mendes ficou no partido.

“Isso é fruto de um trabalho sério que está sendo feito por todos da equipe. Existe hoje uma executiva estadual que trabalha de forma harmônica, descentralizando poder. Não temos um cacique dentro do partido. Eu era presidente, abri mão para o Fabio Garcia. Se queremos democracia nesse país, devemos fortalecer os partidos. Certamente no dia 3 de outubro teremos muito mais prefeitos entrando no PSB”, afirmou Mauro Mendes.

A recuperação nas urnas veio sob a direção de Mendes, que presidiu o partido entre 2013 e 2015, quando seu afilhado político, o então recém-eleito deputado federal Fábio Garcia, assumiu a presidência. Já o crescimento do número de prefeitos ocorreu sob a presidência de Fabio Garcia, com o fim da fidelidade partidária para prefeitos definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2015.

“Estamos muito felizes com o crescimento do PSB em todo o estado. O PSB, que tinha um prefeito quando assumimos, hoje ganhou mais 13 prefeitos. Com muito trabalho, diálogo e respeito às pessoas, nos somamos a lideranças importantes no estado. Hoje, o PSB tem pré-candidaturas a prefeito em 50% dos municípios de Mato Grosso. O que mais nos deixou contentes foi termos conseguido crescer com qualidade”, afirmou Fábio Garcia.

Se filiaram ao PSB os prefeitos de Acorizal -Arcílio Jesus da Cruz (Chindo) (ex-PSD); Campo Verde - Fábio Schroeter (ex-PTB); Curvelândia - Eli Sanches Romão (ex-PR); Dom Aquino - Josair Jeremias Lopes (ex-PSD); General Carneiro - Magali Amorim Vilela de Moraes (ex-PSD); Guarantã do Norte - Sandra Martins (ex-DEM); Jauru - Enércia Monteiro dos Santos (ex-PT); Lucas do Rio Verde - Otaviano Pivetta (ex-PDT); Santa Cruz do Xingú - Marcos de Sá Fernandes da Silva (ex-PROS); São José do Rio Claro - Natanael Casavechia (ex-DEM); Sorriso - Dilceu Rossato (ex-PR); Torixoréu - Odoni Mesquita Coelho (ex-PSD) e Vila Rica - Luciano Marcos Alencar (ex-DEM). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet