Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

ânimos acirrados

Com segundo turno indefinido, candidatos "atiram" para todos os lados em debate; veja

25 Set 2016 - 20:50

Da Reportagem Local - Laíse Lucatelli/ Da Redação - Jardel P. Arruda e Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Com segundo turno indefinido, candidatos
Faltando exatamente uma semana para o dia da eleição, os seis candidatos a prefeito de Cuiabá se enfrentaram pela penúltima vez ao vivo na televisão, na noite de domingo (25). Com um cenário que aponta para o segundo turno, mas sem a definição de quem passará para a “segunda etapa” da eleição, os candidatos assumiram o confronto em campo aberto e trocaram criticas entre si, sem espaço para polarizações.

 
Leia também:
Emanuel acusa Wilson de ter ‘mania de mentir’ após aposentadoria precoce esquentar debate

No meio do tiroteio de acusações de corrupção e incoerências, apenas Renato Santtana (Rede) saiu incólume, sem criticar e sem ser criticado. Wilson Santos (PSDB), por exemplo, acusou Emanuel Pinheiro (PMDB) de ser investigado em uma ação da Arca de Noé, citou inclusive um cheque do peemedebista no valor de R$ 45 mil, que teria sido trocado em uma factoring de João Arcanjo Ribeiro.
 
Emanuel alegou que apenas foi chamado como testemunha e que não é investigado. Aproveitou ainda a deixa para dizer que Wilson sim responde cinco processos de improbidade administrativa. O peemdebista também foi alvo de Serys, que questionou se ele não enxergava a corrupção do governo Silval Barbosa e se o candidato previu que Cuiabá ia virar um “oásis da corrupção”.
 
A fala de Serys rendeu um direito de resposta a Emanuel. Quem também ganhou tempo extra para se defender de um ataque foi Wilson Santos. Tudo começou quando o candidato tucano perguntou sobre as vezes que o socialista se licenciou do cargo para concorrer às eleições e continuou recebendo seu salário. Mauro respondeu que a lei o obriga a se afastar da função para disputar a eleição e que recebeu seu salário porque é de lá que tira o sustento para sua família. Antes de finalizar, o Procurador ironizou a fala de Wilson de que quer ser prefeito mais uma vez para pagar suas dívidas com Cuiabá. “Se for assim, o ex-governador Silval Barbosa precisa voltar ao governo para pagar suas dívidas”. Mauro completou dizendo que o lugar para pagar por erros é a cadeia e não a Prefeitura.
 
 Julier acusou o Procurador Mauro de receber doação de campanha de um beneficiado do Bolsa família, criticou o fato de Emanuel Pinheiro receber recursos de uma previdência da Assembleia e quis saber de Wilson por que o tucano demitiu Emanuel Pinheiro quando o hoje peemedebista foi secretário do tucano.  

Veja abaixo como foi o debate:

00h04 - Ao encerrar a rodada de considerações finais e o debate, o candidato do Psol, Procurador Mauro convidou os eleitores a participarem da “onda 50”. Ele pede votos para vencer as candidaturas dos poderosos e garante que suas propostas são factíveis e promete uma mudança histórica em Cuiabá.

00h03 - Agora a candidata do PRB, Serys Slhessarenko se despede. Ele pede para os homens e mulheres de Cuiabá votar nela para ser a primeira mulher a gerir a cidade. Ela afirma que quer cuidar das mulheres, recuperar a autoestima da população e qualificar a cidade.

00h01 - Wilson Santos agradece e diz que a maioria das propostas feitas ele já fez como prefeito. passe livre, restaurante popular, PSF. Diz que já errou e acertou e sabe como fazer. Garante que não haverá atrasos de salários na Prefeitura e cita a parceria com o governador Pedro Taques. 

00h00 - Emanuel também agradece ao grupo Gazeta, a família, aos amigos, aliados, candidatos a vereadores, ao seu candidato a vice e a população. Segundo ele, o publico tem dado muito carinho. Ele também afirma querer cuidar da população e encerra desejando uma benção a todos.

23h59 - Em suas considerações finais, Julier agradeceu aos adversários e à Rede Record. pede votos pela mudança com responsabilidade. Afirma que quer mudar Cuiabá para incluir aqueles que mais precisam da Prefeitura, com restaurantes populares e ônibus mais barato, por exemplo. 

23h58 - Começam as considerações finais. O primeiro é Renato Santtana. Ele agradece a emissora e ao eleitor. Renato fala da receptividade do público nas ruas e pede voto aos vereadores e para si e ao vice, Salvy.

23h57 - Wilson Santos questiona Renato Santtana sobre a educação ciclada no município. O candidato da Rede diz que não tem opinião formada e que gostaria de debater com pais e alunos para formar sua opinião antes de tomar uma decisão sobre a educação. Ele afirma que hoje a educação é questionável.
 
Wilson diz que tirou Cuiabá da 20ª posição do Ideb e deixou em sétimo e agora pretende deixar Cuiabá em primeiro luar. Segundo ele, a educação é o único canal de melhor social.
 
Santtana diz que as decisões não podem ser tomadas de cima para baixo, sem escutar os que vivem a realidade 

23h55 - Julier pergunta para Wilson Santos. Lembra que o candidato do PSDB abandonou mandato em 2010 e agora pode abandonar o de deputado e relembra o fato de Emanuel Pinheiro ter sido secretário do tucano e por fim acabou demitido. “Por que você demitiu o candidato do 15?”, perguntou o pedetista.

Wilson Santos falou do avanço de ambos na mobilidade urbana quando foi prefeito e Emanuel seu secretário de Transporte Urbano, como a extinção do terminal da Bispo Don José e a implantação do cartão transporte.

Julier conta que Wilson elogiou Emanuel, mas não respondeu porque o demitiu da função de secretário municipal de Transporte Urbano. O candidato tucano diz que falará de proposta. Ele quer manter uma frota com idade máxima de cinco anos e garante qualidade ao sistema se for eleito.

23h52 - Serys pergunta para Julier sobre atendimento para animais em Cuiabá. Ele diz que vai fortalecer o centro de zoonoses na capital com pessoas trabalhando nos bairros e no centro da cidade, em um trabalho articulado com os agentes de saúde. Já Serys promete abrigo para os cães abandonados, que ajude na adoção por novas famílias.

23h48 - O candidato Procurador Mauro escolher perguntar para Serys. Ele cita que boa parte dos funcionários municipais são contratados e afirma que propõe um grande concurso público para acabar com indicações políticas. Serys afirma que concorda com a proposta. “Servidor tem que ser concursado”, pontua a ex-senadora. Segundo ela, o funcionário preparado é o concursado.

O candidato do PSOL então falar ao servidor público e lhe garante a valorização. Segundo ele, a maioria dos cargos comissionados serão ocupados pelos servidores de carreira e garante investimento na qualificação.

A candidata Serys também concorda com os comissionados serem ocupados por servidores de carreira. “Chega de esperar muito tempo para conseguir um simples alvará na Prefeitura”, pontua.

23h45 - Emanuel Pinheiro escolhe Procurador Mauro e cita que a segurança pública é uma angustia e pergunta como o adversário irá implantar a guarda municipal. Ele responde que a guarda municipal será comunitária e defende avanços na cultura e no esporte. Defende uma guarda não apenas repressiva. Pinheiro pretende nomear 65 guardas de imediato e deixar 65 para o ano seguinte, dando continuidade ao trabalho já implantado por Mauro Mendes. Procurador defende que a população se envolva com a cidade e desenvolva uma cultura de paz.​

23h44: De acordo com o sorteio, Renato começa a perguntar e escolher Emanuel Pinheiro. Ele fala sobre quando existiam os cobradores e fala que vai gerar emprego com tecnologia. Por fim, pergunta como o candidato do PMDB geraria emprego.

Emanuel primeira foca em falar sobre mobilidade urbana. Cita que fará uma nova licitação e que no edital estará incluído reforma dos pontos de ônibus, vida útil dos veículos e também prevê a necessidade do transporte alternativa (micro-ônibus), como já é feito.

Renato chama atenção para ter perguntado sobre empregabilidade e cita aplicativos desenvolvidos na UFMT em uso no município. “Tem gente que acha que cuiabano não consegue usar novas alternativas”, comenta Renato.

Já Emanuel Pinheiro diz não discordar da proposta de Renatto, mas foca em um possível retorno dos cobradores em uma função diferente, na qual daria humanidade ao atendimento ao público.


23h38 - Wilson Santos ganha direito de respostas e diz que tem serviços prestados e propostas consistentes, com a criação de avenidas, restaurantes populares, equipes de saúde da família. Segundo ele, a acusação do Procurador não tem propósito. O candidato do Psol afirmou que o lugar para pagar dívidas é na cadeia e não na Prefeitura.

23h37 - Emanuel Pinheiro ganha direito de resposta sobre Serys, a qual perguntou se ele não viu a corrupção acontecer na gestão de Eder e Silval. Ele afirma que a ex-senadora insiste em o atacar para tentar jogar a população contra ele. Pinheiro afirma ter sido um dos que mais fiscalizaram as Copas do Mundo e disse ter sido o autor do projeto que transformou a Agecopa e a Secopa para dar celeridade às obras. O tempo acaba antes de ele concluir sua linha de raciocínio. 

23h30 - Termina o terceito bloco

23h30 - Serys fecha a rodada questionando Wilson Santos sobre inclusão digital. Wilson diz que levou laboratórios de informática para 100% das escolas urbanas, dando continuidade ao trabalho iniciado por Roberto França. Lembra que cada professor na sala de aula recebeu um computado quando foi prefeito e promete trazer de volta o programa de internet nas praças. Serys diz que sentiu falta de Wilson em alguns debates e ele responde que já tinha agenda nessas ocasiões, mas lembra que participou de debates na Gazeta, na CBN, na UFMT e diz que não foge de confrontos. 

23h28 - Agora o candidato Emanuel Pinheiro pergunta para Serys e foca em saúde. Ele conta ter o maior apoio no Governo Federal, por ser do partido do presidente Michel Temer e ter apoio de senadores e ministros. Ele pergunta como ela pretende fazer gestão pública do Pronto-Socorro.

A candidata Serys afirma que buscará recursos no Estado e na União. Ela ainda pontua não acreditar na necessidade de ser do mesmo partido para conseguir apoio a ainda afirma que extirpará a corrupção. Por sua vez, Emanuel Pinheiro diz que precisará de emendas parlamentares e fontes federais para conseguir recursos.

Na tréplica, Serys afirma que é preciso cuidar da corrupção e lembra o fato de Emanuel Pinheiro ter defendido o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e o ex-secretário de Estado Éder de Moraes. “O senhor não percebeu a corrupção?”, questiona, ao falar sobre quando vinha recursos para as obras da Copa do Mundo de 2014. “Parece que o senhor já previa que Cuiabá se tornaria um oásis para corrupção”, disse a ex-senadora.

23h24 - Renato Santtana para Emanuel Pinheiro. Ele pergunta como Emanuel organizaria melhor a cidade. O peemdebista cita o histórico de crescimento desordenado na cidade. Diz que amanhã receberá arquitetos e propõe IPTU progressivo e medidas para não proliferar o crescimento desordenado. Santtana cita o residencial Nico Baracat como um exemplo de falta de planejamento, feito onde não existe estrutura nenhuma. Pinheiro diz que Cuiabá precisa ser pensada para as próximas décadas. 

23h21 - O candidato Julier pergunta sobre regularização fundiária para Renato. O filiado ao Rede diz que sua candidatura é a representante verdadeiro do “novo”. Segundo ele, é possível resolver os problemas de regularização fundiária com parcerias, principalmente com o cidadão envolvido nesses problemas. Renato afirma que Mauro Mendes tem feito um bom trabalho nessa hora e promete dar continuidade a isso.

Julier afirma que fará o projeto Terreno Legal e negociará com Estado quando a casa do cuiabano estiver em uma área estadual e regularizará no caso de ser um terreno municipal. Na tréplica, Renato ressalta o fato de esse problema ser decorrente da falta de planejamento urbano e revelou ter ido a 6ª Conferência das Cidades enquanto nem mesmo ao atual prefeito, Mauro Mendes (PSB), foi.

23h19 - Procurador Mauro diz que propõe uma rede de proteção aos trabalhadores em vulnerabilidade social e pergunta quais são as propostas de Julier para esse setor. O pedetista promete fazer com que as questões sociais cheguem aos que mais precisam e cita como exemplo positivo o Bolsa Família. Julier diz que um beneficiário do Bolsa Família doou para o Psol.
 
Procurador Mauro diz que a notícia citada por Julier é falsa e foi veiculada em um site hospedado fora do Brasil. Segundo ele, trata-se de um trabalho voluntário cujo valor estimado apareceu como doação, mas que nenhum recurso entrou na campanha. Julier diz que os que serão alvos dos serviços de assistência social da Prefeitura não serão usados para fins eleitorais, se for eleito. 

23h17 - Wilson Santos questiona o candidato Procurador Mauro. “O senhor, nos últimos 10 anos, foi candidato seis vezes”, pontua. Ele questiona se o procurador se considera um candidato profissional por ficar afastado dos serviços que presta a União enquanto participa das eleições.

O candidato Procurador Mauro afirma que Wilson tenta, de todas as formas, atacar de descredenciar a candidatura. Para ele, o candidato tucano faz isso devido a acolhida popular à candidatura do PSOL e não entra no mérito da pergunta do tucano.

Wilson repete a pergunta e pede para explicar o motivo de se licenciar durante as eleições.

Procurador Mauro afirma que o servidor público só pode ser candidato por se licenciar, por força de lei. Por ele, critica o fato de o candidato tucano dizer que quer pagar dívidas com os cuiabanos devido ao fato de ter deixado a Prefeitura de Cuiabá em 2010.

“Você diz que quer ser prefeito para pagar dividas com os cuiabanos. Mas, por essa lógica, Silval deveria voltar ao governo do estado. A prefeitura não é lugar de pagar dívidas. Lugar de pagar dívida é aonde o Silval está”, afirma o procurador, fazendo referência ao ex-governador que está preso sob acusações de ter cometido corrupção quando administrava o Estado.

23h12 - Julier diz que lembra do cheque do Arcanjo citado por Wilson Santos e questiona o tucano sobre elogios ao prefeito Mauro Mendes. Ele questiona se Wilson é a favor da política de saúde de Mauro Mendes.
 
Wilson diz que é apoiado por Mauro com declarações de apoio de todos os secretários. Santos promete concluir as UPAs e fortalecer convênios com os hospitais filantrópicos. Julier diz que a situação do Pronto-Socorro é a mesma de quando Wilson era prefeito e cita a morte de um caminhoneiro. Segundo ele, a saúde de Cuiabá está horrível e Wilson defende a manutenção do caos. Na tréplica, o tucano diz que tem a parceira do Governo do Estado para concluir a obra do Pronto-Socorro e lembra que ganhou o premio nacional de prefeito amigo da criança, segundo ele, porque diminuiu a taxa de mortalidade infantil. 

23h09 - A candidata Serys afirma que Julier já a ofende e pergunta se ele tem preconceito contra as pessoas mais velhas.

Por sua vez, o candidato pedetista afirma que se coloca como candidato da renovação e isso possui trabalho com inclusão. E ele ainda afirma que não pode negar que tem candidatos que disputaram a Prefeitura de Cuiabá em 2004, alguns depois foram aliados e por isso se põe como renovação. “E não podemos deixar de usar a modernidade, jovens sabem o que é Walking Dead”, pontua.

Serys rebate e afirma que é machismo. Na tréplica, Julier afirma que a acusação é falsa e relembra o fato de a Justiça Eleitoral ter suspenso uma das propagandas políticas dos rivais focada nisso. Ele ainda fala em fortalecer o conselho do idoso, fortalecer as políticas para os mais experientes e mais idosos.

23h06 - Procurado Mauro perguntou para Serys suas propostas para o combate à corrupção e ela lembrou que foi a autora da lei da delação premiada, que ajudou a desmantelar o esquema investigado na Operação Lava Jato. Procurador Mauro defendeu maior força nos órgãos de controle do município.

23h02 - Agora Renato Santtana decide pergunta sobre segurança pública para Mauro de lara. O candidato da Rede cita o alto índice de homicídio de Cuiabá, que não possui uma guarda municipal, enquanto Várzea Grande, com guarda, tem números maiores ainda. Por fim, pergunto ao candidato do PSOL qual a proposta dele da guarda municipal.

O candidato do PSOL afirma que implantará aguarda municipal, mas não militarizada. Ele quer incentivar o esporte, a cultura e o lazer ao invés de investir em repressão. Renato, por sua vez, foca na necessidade de interligar a administração e cita a ideia de melhorar a mobilidade e assim liberar viaturas que atenderiam acidentes para trabalhar segurança.

Ao final, Procurador Mauro fala da importância de criar centros culturais os bairros e decentralizar a cidade, levando a vida social para toda periferia.

23h00 - Emanuel Pinheiro para Renato Santtana e o tema é saúde terciária. O peemedebista questiona se o adversário irá concluir a obra do novo Pronto-Soocorro de Cuiabá. O candidato da Rede diz que vai concluir a obra do novo Pronto-Socorro, mas não garante a inauguração em 2017. Ele lembra que Mauro Mendes prometeu o novo hospital para este mandato e não conseguirá entregá-lo. Pinheiro cita custos da obra e para equipar a estrutura, além de citar a garantia de recursos de emendas já prometidas por parlamentares. Na tréplica, Santtana lembra que o VLT está parado envergonhando Mato Grosso e diz que a população não agüenta mais pagar impostos sem ter os recursos de volta, por meio de ações do poder público.

22h58 - Wilson Santos abre a rodada escolhendo Emanuel Pinheiro como alvo. Ele diz que o peemedebista o apresenta como condenado pelo Rodoanel, mas diz que não foi condenado e acredita na sua absolvição. O tucano ainda diz que Emanuel alega que não responde nenhum processo, mas responde sim, pela Operação Arca de Noé.
 
Pinheiro responde que foi chamado como testemunhas e esclareceu no caso citado por Wilson, mas que não responde. Ele diz que quando é perguntado nos debates, as propostas são deixadas de lado. Diz que não responde por improbidade e pode caminhar tranquilamente pela cidade. Finaliza reforçando que não responde nenhum processo por improbidade administrativa.
 
Na réplica, Wilson afirma Emanuel é investigado e diz ter um cheque de R$ 45 mil do peemedebista. Emanuel reitera que o Wilson é que responde por cinco processos de improbidade. “Sou fica limpa, sei que isso incomoda o candidato Wilson Santos, mas sou fica limpa. Pinheiro ainda diz que não adianta Wilson tentar nivelá-lo com a sua régua. 

22h50: Começa o terceiro bloco do debate. Os candidatos continuam a fazer perguntas entre si. Contudo, antes, Renato terá o direito de refazer a resposta do primeiro bloco devido ao problema de áudio que teve enquanto respondia.

A questão era sobre como superar os desafios da crise. Renato afirma que tem o programa mais responsável, sem vender terreno na lua. O foco será entregar os serviços ao eleitor. Com isso, motivaria as pessoas a pagarem impostos e aumentaria arrecadação. Além disso, ele fala sobre conectar as várias áreas da administração pública.

22h47 - Termina o segundo bloco

22h46 - Julier questiona Emanuel Pinheiro. Ele diz que Chico Galindo, que foi vice de Wilson Santos e hoje apóia Emanuel, privatizou a Sanecap, o que fez Cuiabá perder recursos. Ma sequencia, questiona qual a posição do peemedebista sobre a CAB e se concorda com Chico Galindo.
 
Pinheiro diz que tem muitos apoiadores e por isso lidera as pesquisas. Ele lembra de duas rupturas no Sanamento que prejudicaram Cuiabá. Uma delas é a operação Pacenas, que fez Cuiabá perder recursos do PAC. A outra foi com a CAB, que não trabalhou para a universalização da água. O peemedebista então promete fazer uma auditoria e garante que a CAB não fica em Cuiabá se for eleito.
 
Julier diz que Emanuel se contradiz porque disse que anteriormente que o prefeito deveria esperar para tomar a providência sobre a concessão da água e esgoto em Cuiabá. Ele afirma que Emanuel defende a empresa que prejudica o cuiabano.
 
Pinheiro, na tréplica, diz que Emanuel está desesperado em virtude da aceitação popular que sua candidatura está gozando. Diz que apenas defende que Mauro Mendes espere o resultado das urnas para que o futuro prefeito decida junto com o atual prefeito. Ele diz que cabe ao novo prefeito definir o futuro do Saneamento. 

22h43 - Na sua vez, Wilson Santos pergunta para Julier Sebastião. Ele conta ter estudo o plano do pedetista e pergunta se o adversário pretende implantar algo parecido com o Cuiabá Vest, que existiu durante a gestão do tucano.

Em sua resposta, Julier cita que a prioridade será a educação integral na rede municipal. Ele conta ter sempre estudado em escola pública e por isso ter um sonho de capacitar os estudantes cuiabano de disputar o Enem em qualquer parte do Brasil. Ele ainda cita não querer fazer da mesma forma de uma gestão que foi marcada por corrupção.

Wilson Santos afirma que trará de volta nos primeiros três meses o Cuiabá Vest a exemplo de quando foi gestor em Cuaibá.

O candidato Julier que, com o tempo integral, regularidade das creches e parcerias com as universidades poderá dar cursos qualificantes para os “cuiabaninhos” disputarem vagas na UFRJ, USP, UFMT e onde quiserem.

Por fim, Julier cita, sem nomear, que tem candidato com moral com a turma presa.

22h40 - Serys direciona seu questionamento para Wilson Santos. Ela diz que o adversário defende a atual gestão e pergunta se ele concorda que o prefeito ganhe R$ 23 mil e pague R$ 2,5 mil para um médico contratado.
 
Santos reconhece que os médicos precisam ganhar mais e lembra que deu aumento para a categoria e colocou os salários em dia, em dois meses de gestão, quando se elegeu pela primeira vez. “O servidor da Prefeitura me conhece”, garante. Ele lembra que enfrentou uma crise grave no começo da gestão e diz que pagou 16 folhas salariais em um ano.
 
Serys diz que os médicos precisam ser cuidados e bem remunerados. Defende um plano de cargos, carreiras e salários que responda a necessidade das pessoas e promete reduzir 50% do salário do prefeito e secretários. Santos defende o corte de gastos supérfluos para dar plano de cargo carreiras e salários para todos os servidores e lembra que criou a data base para o pagamento da RGA municipal, quando comando o Alencastro.

22h35 - Agora o candidato Renato Santtana pergunta Serys sobre a falta de material, equipamento e medicamentos. Ele afirma que na gestão dele isso não vai acontecer e pergunta qual a proposta dela.

A candidata Serys afirma que não tem equipamentos, material, medicamento e médicos. Ele também conta ter se assustado com o valor do salário do prefeito, R$ 25 mil, enquanto do médico contratado é de R$ 2.500. Ele promete um novo plano de cargo, carreiras e salários para o segmento.

Na réplica, Renato diz que os médicos trabalharão satisfeitos na gestão dele, com equipamentos e tudo mais. Além disso, ele reforça o fato de o cidadão não poder pagar duas vezes por um serviço devido ao fato do poder público não oferecer saúde de qualidade.

Na tréplica, Serys afirma que a saúde precisa passar por uma grande mudança e será prioridade em sua gestão.

22h33 - Procurador Mauro pergunta para Renato Santtana. Ele promete recuperar os serviços da CAB, acusa a empresa de desviar recursos e quer saber qual é a proposta de Santtana.
 
Ele responde que o abastecimento de água não funcionava quando era pública e não funcionou quando mudou para a iniciativa privada. Ele propõe criar um inventário de carbono em Cuiabá para arrecadar recursos para o saneamento. “Se tivermos esgoto, vamos reduzir a quantidade de doenças”, avalia.
 
Mauro diz que o serviço não está funcionando, assim como o transporte público, e diz que a arrecadação é grande nessas áreas e que é possível com esses recursos o município conseguir financiamentos para investir e trazer melhorias para a população. Renato finaliza: “Eleitor, fazer esgoto é fazer saúde”. Para ele, o único jeito de conseguir recursos para o esgoto é com um inventário de carbono.

22h28 - Começa agora a segunda rodada de perguntas. Emanuel Pinheiro escolhe Procurador Mauro para falar sobre saúde preventiva. Segundo ele, a manutenção de um PSF custa R$ 70 mil, dos quais R$ 25 mil vem da União e pergunta qual proposta do candidato do PSOL para aumentar a participação do Governo Federal.

O candidato Procurador Mauro afirma que muitos dos PSF existem só no papel. Ele promete o maior concurso da história de Cuiabá e que cerca de 7 mil vagas de contratadas irão para concurso público, sendo 2.500 só na saúde e que isso dará qualidade ao Programa da Saúde da Família.

Já Emanuel Pinheiro, em sua réplica, afirma que pode qualificar o PSF com diálogo com a União para ela aumentar as verbas destinadas. Já o Procurador Mauro fala também sobre a saúde bucal e alerta o eleitor para o fato de outros candidatos já serem políticos profissionais, há muito tempo com mandato e que trouxeram pouco ou nenhum ganho para a cidade.

22h26 - Julier agora precisa perguntar para Emanuel Pinheiro, que iniciou a rodada de questionamentos. Ele lembra o déficit da previdência municipal, cita as medidas do PMDB nacional para resolver os problemas dos aposentados e pergunta como ele irá atuar nesta questão, se eleito prefeito.
 
Pinheiro diz que irá dar lugar ao servidor público no conselho da previdência. O peemedebista diz que a ação “blindaria” a previdência e daria a chance de o servidor decidir seu próprio futuro.  Julierm, na réplica, lembra o déficit da previdência da Assembleia e diz que ela é fruto de aposentadorias precoces, como a de Emanuel Pinheiro. Para finalizar, questiona como o adversário terá moral para responder o problema, se é beneficiado pelo Fundo de Assistência Parlamentar.
 
Emanuel diz que Julier não é qualificado para falar eu autoridade moral e diz que nunca se envolveu em corrupção e nunca lesou os cofres públicos. “Sou ficha limpa e a população sabe disso”.

22h23 - Agora Serys desafia Julier. Ela questiona como Julier implantará sua proposta de levar dois guardas municipais para cada um dos 400 bairros de Cuiabá e lotéricas também. Julier afirma que antes de responder vai meter o “bedelho” sobre a discussão de transporte coletivo. “Entre quem promete tarifa zero e quem quer manter como está, o melhor é o responsável, ou seja, R$ 2,75 para o transporte público”.

Então o candidato Julier explica que através com o diálogo com outras esferas vai garantir a segurança e a ida para lotéricas para cada Bairro.  

Serys insiste a pergunta e afirma que a proposta dele exige pelo menos 800 novos contratados e questiona como ele vai dialogar com a Caixa Econômica para levar as lotéricas.

O pedetista afirma que entende de fazer segurança e relembra que foi o responsável pela prisão de João Arcanjo Ribeiro, antigo chefe do crime organizado em Mato Grosso, e que conseguirá implantar suas propostas.

“Não podemos repetir esse mantra de que nada vai dar certo. Agora, eu te entendo. isso é fruto daqueles que estão ao longo dos anos sempre com as mesmas propostas e não desejam a melhora de vida aos cuiabanos”, encerra Julier.

22h20 - Procurado Mauro agora questiona Serys Slhessarnko sobre transporte coletivo. Ele quer saber se ela acredita em desvios de recursos no setor em Cuiabá. Ela responde que a tarifa está acima do valor justo. Lembra ainda da saída dos cobradores do serviço de transporte coletivo, o que não reduziu a tarifa. Serys ainda promete que a gestão do transporte será feita pela Prefeitura, sem municipalizar.
 
O candidato do Psol diz que sua proposta não é lunática. Ele afirma que seus adversários atuam como defensores das empresas. “Não acredite nesses profetas do caos, cavaleiros da desesperança”, provocou. Serys volta a dizer que irá fazer a gestão do transporte, exigindo licitação com ônibus de qualidade. “Faremos pressão para que o VLT termine”, prometeu.

22h17 - Wilson Santos escolhe o candidato Procurador Mauro e cita o plano de governo do candidato do PSOL sobre a municipalização do transporte público.

o candidato Procurador mauro afirma que Wilson tem se comportado como defensor das empresas de transporte. Segundo ele, a tarifa zero é um sonho a se ter como meta, mas que inicialmente é a municipalização através da intervenção. Ele usou o preço do transporte de São Paulo e afirma ser possível.

Wilson afirma que é lunática. Segundo ele, no primeiro ano seria preciso R$ 340 milhões para comprar e manter. “Se a tarifa é zero, aonde ele vai buscar os recursos?”

Mauro diz que Wilson tenta desqualificar e explica que os recursos podem ser financiados e, com a intervenção no transporte público, usaria o dinheiro do lucro sobre a tarifa para investir em no sistema. Ele ressalta o fato de nenhuma empresa possuir contrato e trabalhar de forma precária.

22h14 - Renato Santtana agora escolhe Wilson Santos e o questiona sobre economia. Ele afirma que os comerciantes têm reclamado da falta de diálogo com a atual gestão e pergunta como será a relação de Wilson com eles.
 
Santos promete colocar em prática um banco para microcrédito para pequenos empreendedores. Ele conta que fez isso quando foi prefeito e emprestava de R$ 300 a R$ 5 mil. “Nós vamos voltar com o Cuiabanco”, promete.
 
Santtana diz que é necessário levar segurança para as feiras e para quem vende lanches à noite. “Precisamos ouvir os camelos, eles não querem ficar nas portas das lojas, eles querem lugar para trabalhar”, afirma o candidato da Rede.
 
Santos declara que essas pessoas merecem todo respeito. “Nunca persegui um feirante, nunca persegui um camelô”, diz. Ele defende usar o atual mercado municipal na Joaquim Murtinho para fazer algo parecido com o que foi realizado no Shopping dos Camelôs.

22h10 - O candidato do PMDB abre o bloco e pergunta a Renato Santtana qual a proposta dele para universalização da atenção básica na saúde. O filiado ao Rede Sustentabilidade afirma que é preciso começar com a conclusão do novo Pronto-Socorro. Em seguida, ele fala sobre a criação de uma cultura de saúde. Se acordo com ele, fazendo mobilidade urbana será feita saúde, bem como saneamento básico e outros serviços.

Emanuel afirma que Cuiabá precisa de 120 PSF para universalizar a atenção básica. Destes, 70 já existem e é preciso trazer mais 50. Segundo ele, é possível conseguir dinheiro federal para investir nesses postos da saúde da família.

Renato afirma que é preciso ir além do PSF para otimizar os gastos. Segundo ele, é preciso conectar saúde com todas às áreas, conectando os recursos de outras áreas para também fazer saúde. “A crise está chegando”, avisa.

22h06 - Começa o segundo bloco, que terá pergunta intercalada entre os candidatos. Serão 30 segundos para perguntas e um minuto para resposta, com 30segundos para réplica e 45 segundos para tréplica. 

22h05 - Durante o intervalo, os candidatos conversaram com seus marqueteiros. De acordo com as regras do debate, apenas uma pessoa pode conversar com o candidato durante as pausas. 

22h03 - Termina o primeiro bloco. No próximo o candidatos fazem perguntas entre si.



22h01 - Wilson Santos responde que sua primeira medida será auditar a folha de pagamentos para economizar. A segunda é auditar todos os contratos da Prefeitura. Para aumentar a arrecadação, defende uma modernização da máquina e ainda fala em buscar emendas parlamentares e convênios com Governo do Estado e Federal para poder obter dinheiro para investimentos. 



22h00 - Emanuel Pinheiro afirma que fará um grande pacto por Cuiabá para superar a crise econômica, a qual ele chama de potencial momento de dificuldade. “Chamando a sociedade para o lado do prefeito”, pontua. Segundo ele, é preciso fazer o dever de casa, fomentar pequenas e médias empresas, garantir um ambiente para atrair investimentos e gerar empregos.



21h59 - Quem agora responde a pergunta é Renato Santtana. Ele afirma que tem uma candidatura responsável. Promete cumprir com as obrigações da Prefeitura com o que o cidadão paga, entregando serviços de qualidade. Segundo ele, isso estimularia o cidadão a pagar seus impostos o que aumentaria a arrecadação. Ele promete uma gestão transversal, aplicando recursos em diferentes áreas, de maneira integrada.



22h58 - Serys afirma que vai aumentar a base de arrecadação do ISSQN. Ela diz que trará os comerciantes para formalidade, espera transformar Cuiabá na capital do agronegócio, turismo e serviços. “Vamos ter recursos sim com a redução do ISS sim”, pontua. Ela explica que não pode entrar em detalhes pelo curto tempo para a resposta.



21h57 - Respondendo a mesma pergunta sobre a crise financeira, Julier Sebastião afirma que propõe uma mudança nas prioridades da cidade. Ele declara que não irá aumentar o bolo, mas dividir de uma melhor forma. “Somos o novo, a mudança”, garantiu. Antes de responder, ele ainda homenageou o candidato a vereador Ancelmo Francisco Correia Calabria, que faleceu. 



21h55 - A pergunta comum é: Como superar a crise econômica, aumentar a arrecadação e cumprir o plano de governo?

O primeiro a respodner é o candidato Procurador Mauro, o qual afirma que nada é impossível e que não se pode acreditar no discurso da desesperança. "É possível sim apresentar serviços de qualidade. A arrecadação de Cuiabá tem crescido", pontua. Ele afirma que IPTU subiu de R$ 117 mi para R$ 120 milhões, também aumento ICSSQN e a arrecadação de taxas. 

21h52 - Regras do debate: o primeiro bloco terá apresentação dos candidatos e uma pergunta comum feita pelo mediador. Na segunda e terceira etapa, eles se perguntarão entre si. No bloco de despedida, serão feitas as considerações finais. Os candidatos não podem usar pontos eletrônicos nem exibir objetos de qualquer natureza. Os direitos de resposta só serão concedidos pelo mediador em caso de ofensas. 

21h47 - O programa será apresentado pelo jornalista Antônio Carlos Silva, que normalmente apresenta o Jornal do Meio Dia. 

21h46 - Começa o debate dos candidatos a prefeito de Cuiabá.  

21h42 - O presidente eleito da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), chegou aos estúdios da TV Gazeta, mas já deixou o local. Ele apoia a candidatura de Wilson Santos (PSDB) e informou que irá assistir o debate em casa.

21h27 - Procurador Mauro, candidato do Psol, afirmou que tem sido bem recebido pelos eleitores por onde passa o que o leva a crer em uma possível vitória no primeiro turno. “O que quero dizer aos eleitores que não acreditem nesses pseudo-intelectuais que estão querendo desqualificar o voto do eleitor dizendo que é voto de protesto, que é voto sem consciência”, criticou. De acordo com Mauro, seus adversários tentam colocar na cabeça da população que um representante do povo não pode governar. “Chega de políticos tradicionais”, vaticinou.


 
Para Mauro, o debate que começa a pouco pode ser decisivo na eleição. Ele garante que sua atuação será no sentido de apontar as incoerências dos adversários e focar em suas propostas, que segundo ele são exequíveis.

21h26 - Os candidatos já estão concentrados com suas equipes em camarins individuais e esperam pelo começo do debate.

21h17 - A ex-senadora e candidato do PRB, Serys, também pontua o debate como decisivo. Segundo ela, a importância desses enfrentamentos entre os candidatos aumentou devido a mudança na legislação eleitoral, que reduziu o tempo de campanha e também o tempo dos programas eleitorais na TV e no rádio.



“Realmente, os debates, nessa campana, estão sendo um momento para que a população conheça nossas propostas. Eu atribuo a maior relevância ao debate. Numa campanha curta, e eu, particularmente, tenho pouco tempo de televisão, então o debate é um momento muito importante”

21h16 - O candidato Renato Santtana avalia que o debate será crucial para que os eleitores conheçam melhor a plataforma de cada candidato o que deve diminuir o número de votos brancos e nulos. Ele ainda afirma que se lançou candidato porque entende que Cuiabá precisa de carinho e defende um novo modelo de administração pública. “É necessário mudar a forma de gestão, integrar a administração, não dá para fazer gestão departamentalizada”, sustentou.



21h11 - O candidato do PDT, Julier Sebastião, afirma que manterá a mesma estratégia dos outros debates, mas esquiva-se sobre se terá uma postura incisiva, como nos primeiros enfrentamentos, ou se vai tentar se manter fora das polêmicas. Ele também faz uma avaliação da importância do encontro desse domingo.



“Nós temos feito uma bateria de debates nessa campanha e esse é o penúltimo. É uma semana importante, uma semana de definição. Até por conta da mudança do calendário eleitoral em si. Creio que sairemos vencedores a partir desse debate”, concluiu.

21h07 - O candidato Emanuel Pinheiro chegou aos estúdios da TV Gazeta afirmando que é candidato para “melhorar a vida das pessoas e para tornar a nossa Cuiabá de 300 anos uma cidade muito melhor para se viver, protegendo a vida das pessoas”.
 


Ele evitou falar da disputa para o segundo turno e declarou que está focado nas propostas e no corpo a corpo com o eleitorado. “Eu não gosto de fazer exercício de futurologia”, desconversou. 

21h01 - “Esse é um debate que deixa os candidatos bastante livre. Tem três blocos que permitem o ‘tete-a-tete’, o olho a olho. Um debate que geralmente definem eleições. Eu já participei aqui de debates e sai definido para o segundo turno. Acredito que todos vão aproveitar bem”, afirmou o candidato Wilson Santos, na chegada na sede do Grupo Gazeta.



Questionado sobre um eventual segundo turno, Wilson relembrou que desde o início vê impossibilidade da eleição se decidir na votação do dia 02 de outubro e avisa: “Falta uma semana, muita coisa ainda pode acontecer”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet