Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Comitê de jovens promove evento no Rio para construir propostas a candidatos à prefeitura

O comitê de jovens da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) no Rio de Janeiro promoveu na quinta-feira (28) encontro com cerca de 50 jovens para construir propostas que serão encaminhadas aos candidatos às eleições municipais em outubro.


A plataforma é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da prefeitura de oito capitais brasileiras e de conselhos municipais de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O comitê de jovens da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) no Rio de Janeiro promoveu na quinta-feira (28) encontro com cerca de 50 jovens para construir propostas que serão encaminhadas aos candidatos às eleições municipais em outubro.

A PCU é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da prefeitura de oito capitais brasileiras e de conselhos municipais de defesa dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo do projeto é reduzir desigualdades, garantindo mais acesso a educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

O encontro de jovens no Rio teve como objetivo colocar na pauta eleitoral propostas para fortalecer a participação dos jovens e adolescentes no dia a dia da cidade.

Organizado pelos próprios jovens integrantes do comitê, o evento teve playlist de músicas construída de forma colaborativa pela Internet e que representaram os estilos e anseios da juventude presente no evento.

Os debates foram realizados em quatro eixos: participação em espaços formais e nas escolas, participação por meio da cultura e das novas tecnologias.

O comitê de jovens trabalha pela redução das desigualdades na cidade a partir da articulação de projetos que trabalham com juventude. Desde 2015, seus integrantes têm participado de uma série de encontros para debater os desafios da cidade.

“Precisamos garantir que essa escuta seja contínua e efetiva. Por isso, a proposta de refletir sobre como aprimorar e inovar nessa participação”, disse Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro e coordenadora nacional da Plataforma dos Centros Urbanos.

Participam da Plataforma dos Centros Urbanos as cidades de Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

A plataforma tem aliança estratégica da Fundação Itaú Social e da MSC Cruzeiros, além da parceria do Instituto Paulo Montenegro e do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS). No Rio, o eixo de mobilização de adolescentes da plataforma é realizado em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet