Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RESGATE HISTÓRICO

Confirmação de asfalto tende colocar Coxipó do Ouro entre as principais rotas do turismo na Baixada Cuiabana

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Confirmação de asfalto tende colocar Coxipó do Ouro entre as principais rotas do turismo na Baixada Cuiabana
Dentro de poucos meses, o governo de Mato Grosso vai iniciar a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a área urbana de Cuiabá até o distrito do Coxipó do Ouro. E as obras serão em duas frentes: a primeira, a partir do Novo Paraíso (Grande Morada da Serra – CPA), com 17 quilômetros de extensão, e a segunda com 9,2 quilômetros – a partir da MT 251 (Rodovia Emanuel Pinheiro).


O anúncio partiu do secretário Luiz Carlos Oliveira Nigro, adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ao participar da sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, neste domingo (3), durante a homenagem “Redescobrindo o Coxipó do Ouro - Rumo aos 300 Anos”. Ele lembrou que o governador José Pedro Taques (PSDB) determinou que a obra receba tratamento prioritário. “O governador mandou fazer o asfalto. É importante  que se faça justiça com o Coxipó do Ouro”, emendou Nigro, para a roportagem do Olhar Direto.
 
Leia mais:
Duplicação da Estrada para Chapada dos Guimarães tem 30% da obra concluída

O trecho interno, a partir da região norte de Cuiabá (Grande CPA), vai cortar as 13 comunidades do Coxipó do Ouro: - Arraial dos Freitas, Aricá, Batek, Coxipó Mirim, Coxipozinho, Farturinha, Lagoa Encantada, Ponte de Ferro, Recanto Tranquilo, Rio dos Peixes, São Gerônimo, Terra Santa e Vila dos Médicos.
 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), se comprometeu em cobrar dos colegas a apresentação de emendas para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura execute a pavimentação. A Prefeitura de Cuiabá vai entrar com o projeto – o secretário municipal de Obras, Marcelo Padeiro Oliveira, é quem coordenou a elaboração do projeto executivo da obra.
 
O sub-prefeito do distrito do Coxipó do Ouro, Cecílio Marinho da Silva, o Galo, agradeceu ao governador Pedro Taques e ao deputado Guilherme Maluf. “É um momento histórico, porque se faz justiça com o Coxipó do Ouro, que há décadas reivindica a pavimentação”, argumentou Galo Marinho.  
 
Os vereadores Toninho de Souza (PSD), Adevair Cabral (PSDB), Professor Néviton Moraes (PTB), Wilson Nonato Kero Kero (PRP) e Maurélio Ribeiro (PSDB) compareceram ao evento.  
 
 Um pouco de História

Embora seja o rio Cuiabá a emprestar o nome à Capital mato-grossense, foi às margens do Coxipó que se iniciou a povoação do núcleo urbano que originaria a cidade.
 
Rio acima, Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro e, aos 8 de abril de 1719, fundou o “Arraial da Forquilha” – denominação referente ao encontro com o rio Mutuca -, atual distrito do Coxipó do Ouro.
 
A região do distrito do Coxipó do Ouro  foi palco da primeira missa realizada em Mato Grosso, no ano de 1721, dois anos após a chegada dos bandeirantes em solo mato-grossense. Foi na região do Coxipó do Ouro que teve início a colonização da região central do país. Coxipó do Ouro é mais antigo do que Cuiabá, Mato Grosso, Goiás e Rondônia.
 
Guilherme Maluf citou que o Instituto Memória da Assembleia Legislativa é um dos parceiros do projeto e coordenará junto com os idealizadores, Valdemir Taques e Selma Costa, as ações que visam à melhoria na região que, apesar de sua importância histórica, tem sido esquecida ao longo dos anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet