Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

medida

Conhecido por atuação social, médico da família faz vídeo contrário a aprovação da PEC 241

Foto: Reprodução/Facebook

Conhecido por atuação social, médico da família faz vídeo contrário a aprovação da PEC 241
Contrário a aprovação da Projeto de Emenda Constitucional (PEC) – 241, o atual coordenador da área de saúde da Caravana da Transformação e médico da família, Werley Peres, se manifestou em desfavor do projeto em sua página no Facebook. Por meio de um vídeo publicado recentemente, ele, que atua Secretaria de Estado de Saúde (Ses), alerta para os prejuízos que a alteração pode trazer as áreas da Saúde e Educação, principalmente para a parcela da população com menor poder econômico.


Leia mais:
Contra a PEC que congela investimentos, estudantes ocupam UFMT; professores decidem sobre adesão

Ele explica que em decorrência da crise, milhões de pessoas que tinham planos de saúde vem migrando para o Sistema Único de Saúde (Sus), o que demandaria maiores investimentos e não cortes. Além disso, segundo o médico, a população brasileira está envelhecendo, o que também sugere maior procura aos serviços de saúde, que poderá ter investimentos congelados por 20 anos .

“O que vai atingir diretamente o cidadão vai ser a saúde e a educação. Todos nós sabemos que o país está em crise, então, em tempos de crise temos pessoas com maior dificuldade para pagar seus planos de saúde e escola de seus filhos. Lógico que nesse período é clara a migração dessas pessoas para o sus . Ou seja, é contraditório você acertar uma ação que vai prejudicar diretamente os brasileiros que sofrem com a crise.”

Conhecido por sua dedicação e trabalho com as classes menos abastada, Peres se baseia nos anos de experiência para a avaliação. Ele alega que, se temos 20 milhões de pacientes que estavam em planos privados e migraram para o SUS e se temos alunos que estudavam em escolas particulares e automaticamente migrarão para escolas públicas a medida que limita o teto de gastos, coloca em risco o futuro do Brasil.

“Em 20 anos a tendência é que a população envelheça e precise de mais acesso a saída. Eu não vejo outra alternativa a não ser termos mudanças nessa PEC. Temos que pensar mais além, existem outras formas de reduzir gastos sem afetar dessa forma a população.O que me preocupa é literalmente comprometer o futuro daqueles que mais necessitam do serviço público, daqueles que pagam seus impostos e querem um serviço com o mínimo de qualidade”, diz.

O médico ressalta não ser contra a reforma administrativa, mas diz que o Governo Federal não pode cometer erros do passado. “Ou nossos políticos colocam a mão na consciência e hajam de forma coerente, ou vamos colocar milhões de pessoas nos próximos 20 anos pra morrer mais cedo ou quebrar, acabar com a possibilidade de que pessoas de poder econômico menor tenham acesso à educação.

Em sua opinião há outras maneiras de reduzir os gastos, promovendo cortes, por exemplos, em valores pagos aos parlamentares. Em um texto publicado também em seu perfil, ele diz que se a proposta for aprovada, os políticos estarão oficializando a “morte física e intelectual de milhões de brasileiros.” “ Não transformem suas canetas em bombas contra quem tem menos condiçoes de se defender , os mais pobres desse País”, diz. 

Pec 241

Apresentada pela equipe econômica do governo Michel Temer, a Proposta de Emenda à Constituição 241, que pretende limitar o crescimento das despesas do governo, incluindo  gastos em saúde e educação, por 20 anos.  A medida  também  fixa para os três poderes - além do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União - um limite anual de despesas.
 
Enviada em junho pela equipe de Michel Temer à Câmara dos Deputados, a proposta institui o Novo Regime Fiscal, que prevê que tais gastos não poderão crescer acima da inflação acumulada no ano anterior.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet