Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mudança

Delegada culpa sociedade por comprar produtos no 'mercado' de roubos e furtos

Foto: Reprodução/PJC

Delegada culpa sociedade por comprar produtos no 'mercado' de roubos e furtos
“A população que está buscando estes produtos de origem duvidosa é corresponsável pelo índice de roubos e furtos”. Esta frase, proferida durante entrevista coletiva na última semana, demonstra o descontentamento da delegada titular da Derf (Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá), Elaine Fernandes da Silva, com a postura da sociedade que consome os produtos de roubos e furtos: “Quem compra estes produtos, não são seres de outros planetas”. Desencadeada na última quinta-feira (28), a operação ‘Pé de Cabra’ desarticulou um grupo criminoso responsável por interceptar cargas de celulares.


Leia mais:
Derf cumpre 40 ordens judiciais e combate esquema de receptação de celulares
 
“Os índices de roubos e furtos refletem a postura da própria sociedade. Se não há comprador para estes produtos de receptação, não haveria o ladrão. A população que está buscando estes produtos de origem duvidosa é corresponsável por isto. É preciso outra postura por parte de todos”, explicou a delegada.
 
Ainda conforme a delegada, o mercado consumidor está aumentando: “Muito mais importante que combater o roubo/furto é combater a receptação. Só a combato com uma sociedade consciente do seu papel. Muito se cobra da polícia, mas vamos refletir como está a sociedade no cumprimento do seu papel. Se o índice aumenta, é porque o mercado consumidor está aumentando. Quem compra estes produtos, não são seres de outros planetas”.
 
“Não podemos permitir que os criminosos possam continuar ostentando em BMWs, enquanto que o cidadão de bem, que se mata para pagar a prestação do celular, tem de encarar ônibus lotados. Estas pessoas que foram presas, são criminosos que estão utilizando empresas de fachada para dissimular a prática de receptação”, finalizou.
 
Questionada se os investigados teriam relação com a quadrilha presa na operação ‘Mercatore’, a delegada confirmou que sim e adiantou que esta é apenas a ponta do iceberg: “A polícia já vem monitorando estes meliantes há algum tempo. Isto foi apenas a ponta do iceberg. As investigações terão continuidade. Eles são de altíssima periculosidade. Uma organização que se dedica a prática de receptação de cargas de aparelhos celulares, que são muito valiosas”.
 
Operação ‘Pé de Cabra’
 
A Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) realizou, na manhã do dia 28 de abril, uma grande operação de combate a receptação de cargas roubadas de aparelhos celulares. A operação foi batizada como ‘pé de cabra’ e contou com unidades da Polícia Civil de Ji-Paraná (Rondônia). Ao todo, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão. Duas pessoas foram presas em flagrante pelo crime de receptação.
 
Operação ‘Mercatore’
 
Em dezembro de 2015, a Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) prendeu 11 membros de uma organização criminosa responsável por 90% dos roubos em Cuiabá. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 conduções coercitivas para interrogatórios e 34 buscas e apreensão.
 
As investigações da Delegacia de Roubos e Furtos apontam que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 1,6 milhão em 60 dias. Uma curiosidade descoberta recentemente durante as investigações é que um dos integrantes da quadrilha chama o chefe de "pai", inspirado em uma novela brasileira – a "Regra do Jogo". Já quanto ao nome da operação, “Mercatore”, vem do Italiano e significa comerciante, aquele que media e age como intercessor, traficante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet