Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

deu 15

Emanuel vence, será prefeito de Cuiabá 300 anos e dá reviravolta na carreira veja bastidores e tempo real

30 Out 2016 - 17:10

Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda, Lucas Bólico e Laise Lucatelli/ Da Redação - Isabela Mercuri e Wesley Santiago

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

O prefeito eleito, Emanuel Pinheiro, chegando ao Centro de Eventos do Pantanal

O prefeito eleito, Emanuel Pinheiro, chegando ao Centro de Eventos do Pantanal

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB) será o prefeito de Cuiabá entre 2017 e 2020. O peemedebista teve 60,41% dos votos, contra 39,59% do seu adversário, o também deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Assim, são confirmadas as pesquisas eleitorais que o apontavam como favorito. Com isso, ele será o administrador da cidade durante o simbólico aniversário de 300 anos, além do primeiro a ser eleito após o fim da reeleição.


A vitória de Emanuel Pinheiro veio após uma campanha recheada de polêmicas e trocas de acusações. Desde o 1º turno ele precisou explicar que o Fundo de Assistência Parlamentar (FAP) não era aposentadoria, viu reavivada um caso pessoal no qual pagou dívidas com esmeraldas falsas e, na última semana do 2º turno, se viu acusado de receber propinas de um grupo empresarial em troca de incentivos fiscais.

Contra Wilson Santos, Emanuel também sacou as armas. Lembrou os processos de improbidade administrativa do rival, divulgou um áudio em que Elias Santos, irmão de Wilson, coagiu servidores comissionados fazer campanha, e por fim acompanhou o  Ministério Público em uma denúncia contra o candidato tucano de compra de votos.

Reviravolta na carreira

O resultado de eleição é uma reviravolta na carreira política de Emanuel Pinheiro. Apesar de ter começado a vida pública há 28 anos, entre 1999 e 2013 ele ocupava a condição de suplente de deputado estadual e só ocupava vaga na Assembleia Legislativa graças a rodízios ou nomeações outros parlamentares em outros cargos.

Foi em 2014 que voltou a ser titular na Assembleia, em uma eleição na qual contou com forte apoio do prefeito Mauro Mendes (PSB), de quem foi coordenador de campanha no pleito de 2012. Nessa legislatura, passou a se destacar como um dos poucos opositores ao governador Pedro Taques (PSDB).

Com apoio de alguns outros parlamentares, Emanuel Pinheiro articulava uma chapa para se lançar presidente da Mesa Diretora AL-MT. Depois disso, o plano era ser candidato a deputado federal e seguir os passos do pai, Emanuel Pinheiro da Silva Primo. O pré-candidato do PMDB à Prefeitura de Cuiabá era o deputado federal Valtenir Pereira.

Contudo, a exposição de Emanuel aumentou durante a greve dos servidores pela Revisão Geral Anual (RGA). O peemedebista encampou batalha em favor dos servidores estaduais, enquanto o Governo do Estado se posicionou contra a RGA. Somado a isso, Valtenir não conseguiu viabilizar candidatura, sem apoios e com desgaste perante a opinião pública por votar contra a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Por fim, uma pesquisa qualitativa interna do PMDB apontou que Emanuel seria o melhor candidato da sigla. Valtenir recuou e o deputado estadual assumiu o novo projeto. Com isso, afastou-se das articulações na Assembleia e teve de se colocar como oposição ao prefeito Mauro Mendes (PSB). O prefeito chegou a chamar Emanuel de traidor e “Maria vai com as outras”.

Mas o recuo de Mauro Mendes evitou um confronto direto entre ambos, que foram aliados nas eleições anteriores. Ao invés disso, Emanuel passou a polarizar disputa contra Wilson Santos, com quem já havia protagonizado vários embates na Assembleia Legislativa, uma vez que o tucano era líder do Governo na Assembleia.

Acompanhe a cobertura aqui:

19h44 - 
A região do Choppão está completamente tomada pelos apoiadores do prefeito eleito, Emanuel Pinheiro. Um trio elétrico espera o peemedebista no local.



19h39 - O governador Pedro Taques (PSDB) parabenizou Emanuel Pinheiro (PMDB) pela vitória, em uma postagem no Facebook. Ele ainda estendeu os elogios aos novos chefes do Executivo municipal de Mato Grosso e revelou um encontro com eles em novembro deste ano.  "As divergências políticas, próprias da democracia, são resolvidas na eleição, quando quem decide é o cidadão. Continuo firme no propósito de unir forças para fazer Mato Grosso".

19h09 -  O candidato derrotado, Wilson Santos, se comunicou com a imprensa via assessoria. Por meio de nota, ele agradeceu os mais de cem mil votos e complementou dizendo que vai esperar a justiça analisar suas denúncias junto ao Ministério Público. “Entregamos todas as provas. Fizemos a nossa parte. Agora o assunto está nas mãos da Justiça e do Ministério Público”, disse Wilson, acrescentando que deseja “boa sorte a Cuiabá nos próximos anos”.

19h08 - O líder da bancada federal de Mato Grosso, deputado  Fabio Garcia (PSB), apoiador de Wilson, chegou ao Centro de Eventos do Pantanal para cumprimentar  Emanuel.

18h58 - Emanuel Pinheiro fala que não tem nome para secretariado e equipe de transição. "Eu só tinha agenda até as 17h. Tudo que eu sei é que vou pro Chopão", afirmou aos jornalistas.



18h46 - O prefeito eleito Emanuel Pinheiro chegou ao Centro de Eventos e foi ovacionado pelos cabos eleitorais. Ele comentou como será a relação com o governador Pedro Taques: “[Taques] Foi o mais votado em Cuiabá, ele tem um compromisso com a cidade e temos que unir forças por Cuiabá. Ele pode ter certeza que toda e qualquer agenda nossa é pra pedir tudo de melhor por Cuiabá. Esse é o nosso compromisso”, afirmou.

Emanuel ainda comentou quais serão suas primeiras medidas como prefeito: “Nossas primeiras medidas: implantar a hora estendida nas creches municipais em homenagem às mães trabalhadoras, assegurar a jornada especial de trabalho para as servidoras públicas, mães que tenham filhos especiais, e resgatar o projeto ‘Bom de bola, bom de escola’, e convocar a licitação pública para o sistema de transporte coletivo”. 

18h42 - O vice-prefeito eleito, Niuan Ribeiro, chegou à pouco ao Centro de Eventos do Pantanal e afirmou que a campanha foi bem trabalhada. “A gente buscou sempre estar em contato direto com a população, andando nos bairros, de casa em casa, conversando realmente com cada um do povo cuiabano pra sentir quais são as necessidades deles. E com a graça de Deus, com nossa campanha propositiva, com nossa militância, o nosso grupo, as nossas propostas e os nosso projetos que visam, em primeiro lugar, o interesse público e o bem-estar da população cuiabana eu acho que conseguimos transmitir isso e nos trouxe hoje a quase 61% dos votos válidos”, afirmou.

Niuan ainda comentou que agora, no final da campanha, não existem mais divisões, falando sobre a relação com o governo Taques. “Quero dizer pra todos os cuiabanos e cuiabanas que vamos governar pra todas. Sem divisões, a campanha acabou, agora é arregaçar as mangas, bola pra frente, e pensar em Cuiabá em primeiro lugar”, afirmou.

18h55 - Acabou a apuração. Emanuel Pinheiro (PMDB) teve 60,41% dos votos válidos (157.877), contra 39,59% (103.483) de Wilson Santos. Nesta eleição, foram 12.909 votos em branco (4,15%), 36.594 votos nulos (11,77%) e 104.235 abstenções (25,11%). O eleitorado cuiabano é de 415.098. 

18h41 - O peemedebista foi recebido com festa pelos seus apoiadores.



18h40 - Emanuel Pinheiro chega ao Centro de Eventos do Pantanal.





18h20 -
A apuração já passou dos 98%, e Emanuel Pinheiro atingiu 60,39% dos votos, contra 39,61% de Wilson Santos. 

18h15 - A movimentação segue intensa em frente ao Centro de Eventos. Os apoiadores continuam aguardando a chegada de Emanuel Pinheiro no local.



18h12 - O presidente do PMDB em Cuiabá, Clovis Cardoso, avaliou a derrota tucana como uma derrota pessoal do governador Pedro Taques perante o partido do ex-governador Silval Barbosa - mesmo ele estando preso acusado de liderar um esquema de cobrança de propina para fraudar incentivos fiscais e manter contratos do governo estadual.  

"O partido que teve seu governador preso derrota o partido do governador que prendeu. Ou seja, essa política está errada. O que Pedro Taques está fazendo em Mato Grosso está completamente errado. O grande derrotado não foi Wilson Santos, que já estava rejeitado. O grande derrotado foi o governador do Estado de Mato Grosso", disparou.

18h08 - O advogado José Antônio Rosa, assessor jurídico da Coligação Dante de Oliveira anunciou há pouco que irá pedir a anulação da eleição em Cuiabá, por conta da declaração dada pelo advogado Nestor Fidelis, assessor jurídico de Emanuel Pinheiro (PMDB), que teria dito que Wilson Santos (PSDB) teria seus votos anulados em razão de uma ação proposta contra o tucano.

18h06 - O deputado estadual Zeca Viana (PDT), que apoiou Emanuel no segundo turno após seu candidato, Julier Sebastião (PDT), ter sido derrotado no primeiro turno, também atribuiu a derrota à rejeição da população a Wilson Santos e ao governador Pedro Taques. Ele acredita que, apesar do discurso usado na campanha, Taques não vai abandonar Cuiabá.  "O governador é governador de todos, não somente do branco, do preto ou do azul. Ele tem que ajudar Cuiabá", disse.



18h01 - Os cabos eleitorais do PMDB se acumulam na frente do Centro de Eventos. Quem estava na parte de dentro, saiu em ritmo de festa para esperar a chegada de Emanuel Pinheiro.

18h01 - A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) afirmou que o maior cabo eleitoral de Emanuel Pinheiro foi o governador Pedro Taques (PSDB). "A postura dele de arrogância em achar que só por ser governador elegeria o prefeito da capital atrapalhou Wilson", acredita. A parlamentar criticou também a postura de Wilson. 
"Ele manteve a mesma postura de sempre de jogar baixo. Alguém que grava outra pessoa não será mais visto da mesma forma  na Assembleia", disparou a deputada, que cobra que o tucano continue fora da liderança do governo, atualmente exercida por Dilmar Dal'Bosco (DEM).

18h - A Militância do PMDB ja comemora e canta "O Pedro Taques, pode esperar, a sua hora vai chegar".

17h57 - Com 91% das urnas apuradas, Emanuel Pinheiro tem 60,47% dos votos, contra 39,53% do seu adversário, e não pode mais ser ultrapassado matematicamente.

17h52 - O colunista social Valdomiro Arruda, que foi detido na manhã deste domingo ao tirar uma foto em frente à urna, acompanha a apuração no Centro de Eventos do Pantanal. Ele apoia o candidato Emanuel Pinheiro. À imprensa, o colunista explicou que tirou uma selfie durante a votação para postar em suas redes sociais, e não imaginou que isso fosse um delito.

"Apenas tirei uma selfie mostrando que eu estava votando. Eu não mostrei a urna. E apaguei a foto na frente da mesária. Mas mesmo assim eles me encaminharam para o TRE, e levei cerca de duas horas para ser liberado", disse. Valdomiro afirmou que o procedimento da Justiça Eleitoral foi correto e que aprendeu sua lição e não vai mais tirar selfies durante a votação.

17h48 - Apuração chega a 81,51% das urnas apuradas. Emanuel Pinheiro se aproxima da vitória com 60,23% dos votos válidos. Wilson Santos segue atrás com 39,77%.

17h45 - 74,86% das urnas já foram apuradas. Emanuel abre grande vantagem, com 60,15% e o segundo colocado, Wilson Santos, tem 39,85% dos votos. 

17h41 - A presidente do TRE, Maria Helena Póvoas, avaliou que a eleição foi tranquila, apesar de bastante disputada e de algumas transgressões éticas dos candidatos. De acordo com ela, boa parte das ocorrências registradas são pessoas que não teriam capacidade de realizar doações, mas aparecem na lista dos contribuintes para campanha. 

Segundo ela, no entando, as prisões de pessoas por tirar foto nas cabines de voto fazem surgir suspeitas de comprar de voto. "O caso de duas senhoras me parece caso com indício forte de compra de voto. A fotografia é um indício muito forte de que era para comprovar a votação", contou.  Ao total, 157 denúncias de compra de voto foram recebidas pelo aplicativo pardal.

17h40 - Com 65% das urnas apuradas, Emanuel Pinheiro (PMDB) segue na frente com 59,89% dos votos. Wilson Santos tem 40,11%.

17h35 - Até o momento, 54,62% das urnas já foram apuradas em Cuiabá. Emanuel segue liderando com 59,76%. Wilson Santos aparece com 40,24%.

17h34 - Vários apoiadores de Emanuel Pinheiro já se encontram no Centro de Eventos. Além do senador Wellington Fagundes, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB), o secretário nacional de Políticas Agrícolas, Neri Geller, e a deputada estadual Janaína Riva (PMDB) acompanham a apuração in loco. Na frente do Centro de Eventos estão alguns cabos eleitorais do PMDB.

17h31 - Com 48% das urnas apuradas, Emanuel Pinheiro amplia a vantagem sobre Wilson Santos. O peemedebista tem 59,87% dos votos válidos e o tucano 40,13%.

17h30 - O senador Wellington Fagundes (PR), coordenador político da campanha de Emanuel Pinheiro (PMDB), já encarnou o favoritismo das pesquisas elitorais e faz uma análise como se o resultado político já estivesse consolidado: A vitória do candidato do PMDB reflete na insatisfação com a gestão do governador Pedro Taques (PSDB).

"Tanto a rejeição pessoal do Wilson Santos, quanto do Governo Pedro Taques. Isso foi uma grande força para a campanha do Emanuel Pinheiro. A propria insatisfação do funcionalismo público, isso refletiu em milhares de pessoas trabalhando, ajudando a campanha do Emanuel. Foi uma das campanhas mais sem recursos do Brasil. Então, quem moveu essa força? Foram os insatisfeito", afirmou o senador.

17h26 - Com 41,02% do eleitorado apurado, Emanuel segue com vantagem e tem 59,53% dos votos. Wilson Santos tem 40,47%.

17h19 – Com 27,14% das urnas apuradas, a vantagem de Emanuel Pinheiro se amplia para 59,02% a 40,98% de Wilson Santos.

17h15 - Até o momento apenas apoiadores de Emanuel Pinheiro vieram para o Centro de Eventos do Pantanal para acompanhar a votação.  

17h10 – Começa a apuração com o candidato Emanuel Pinheiro à frente. O peemedebista tem 59,13% dos votos contra 40,87% de Wilson Santos. Já foram apuradas 159 urnas da capital.
 
17h00 – Termina a votação. Em aproximadamente uma hora, Cuiabá saberá quem será o próximo prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet