Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Famílias atingidas pela cheia em Humaitá, no AM, recebem doações

Famílias das zonas rural e urbana do município de Humaitá, um dos mais afetados pelas inundações no Amazonas, recebem cheques no valor de R$ 300, do programa "Amazonas Solidário", para ajudar amenizar os prejuízos causados pela enchente. As doações são para famílias que estão nos abrigos improvisados da cidade, que continua em Estado de Calamidade. Mais de 14 mil pessoas estão desabrigadas.


De acordo com a Defesa Civil estadual, devem ser entregues 3.955 cheques. O benefício é repassado em cheques nominais - ou seja, somente o titular dele pode recebê-lo. Além do dinheiro, o governo realiza o envio de kits de ajuda humanitária e serviço aeromédico, assim como kits de cestas básicas, higiene e limpeza, medicamentos e gás de cozinha.

Em março, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado a antecipar o pagamento de benefícios à população de Humaitá, município a 590 km de distância de Manaus. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União.


Segundo a Defesa Civil, 90% das unidades de ensino estão com as atividades suspensas na cidade. Segundo dados da Secretaria Municipal, cerva de 9 mil alunos estão sem aulas. 48 escolas da zona rural estão alagadas e dez unidades na zona urbana da cidade estão servindo de abrigo para população.

Além das escolas, a cheia do Rio Madeira afeta a produção rural, abastecimento de energia e água, além do comércio local. Alguns comerciantes fecharam as portas porque tiveram os estabelecimentos inundados

Cidades afetadas
De acordo com a Defesa Civil do estado, o número de pessoas afetadas pela cheia no Amazonas chega a 56.737, sendo 11.345 famílias afetadas. O município de Humaitá é o único em Estado de Calamidade, outros 13 seguem em Situação de emergência os municípios: Guajará, Ipixuna, Envira, Boca do Acre, Pauini, Canutama, Lábrea, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte e Tapauá. Três municípios estão em alerta: Eirunepé, Parintins e Tabatinga.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet