Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Concessão não é possível

Secretário avalia que governo terá de colocar dinheiro para tornar Arena Pantanal sustentável

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Secretário avalia que governo terá de colocar dinheiro para tornar Arena Pantanal sustentável
O secretário de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira, avaliou que o governo terá de colocar dinheiro na Arena Pantanal para que o estádio seja sustentável. Além disto, também está descartada a concessão do Complexo, pois não seria rentável. O governo ainda terá de resolver problemas de construção do estádio, já que o projeto não foi bem executado pela Mendes Júnior, responsável pela obra.


Leia mais:
CBF perde a paciência, não libera Flamengo e Arena Pantanal pode não receber 'jogos grandes’ este ano
 
“A Arena tem três problemas que precisam ser resolvidos: problemas de construção, na execução dela que precisam ser resolvidos; o segundo é de projeto. Aquela água que fica acumula nas arquibancadas é por falta de ralo, não é razoável; e por fim, problemas de manutenção (elevadores, ar condicionado, etc)”, explicou o secretário em entrevista à Centro América FM.
 
Para o governo, a melhor opção é que a Mendes Júnior volte a executar a obra, o que custaria menos dinheiro e tempo: “Estamos discutindo os problemas e aguardando um posicionamento final da Mendes Júnior. Se ela pretende retornar para concluir a obra ou não. Se não, estamos prontos para fazer a contratação de outra que o faça. É uma negociação complexa, a proposta está na mesa. Contratar outra empresa seria um processo mais demorado e até mais caro. Por isso queremos continuar com a mesma”.
 
“Não tem um modelo de sucesso de gestão de arenas no país. Essas novas, nenhuma delas, é lucrativa para quem opera. A concessão não é possível, vamos ter que trazer uma empresa para fazer uma gestão da Arena Pantanal, o governo terá que continuar colocando dinheiro para que o estádio seja sustentável, mas precisamos de uma empresa que seja capacitada para trazer de oito a dez jogos nacionais e fazer shows e eventos naquele espaço”, conclui o secretário.
 
Além disto, o governo corre contra o tempo para conseguir o certificado ‘Leed’. Sem ele, os juros do financiamento da Arena Pantanal podem dobrar. Isso faria com que o preço passasse dos atuais R$ 600 milhões para cerca de R$ 1,2 bilhão. O prazo máximo para que o estádio tenha esta certificação é dezembro. Por conta disto, uma contratação emergencial deve ser feita para finalizar os pontos referentes ao certificado ambiental.

Estádio vetado

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) perdeu a paciência com os responsáveis pela Arena Pantanal. Um ofício encaminhado pelo diretor de competições, Manoel Flores, teceu duras críticas ao estádio mato-grossense. Entre os problemas destacados estão: má qualidade do gramado, praça esportiva não finalizada, vestiários sujos, equipamentos sem funcionar, problemas com sistema de irrigação, entre outros. Por conta disto, o jogo entre Flamengo e Figueirense, marcado para acontecer no dia 09 de março, pela Primeira Liga, foi vetado na capital mato-grossense. Há ainda a possibilidade de que o local não receba jogos com equipes grandes enquanto as patologias não forem resolvidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet