Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Paralisação

Hospitais filantrópicos suspendem internações em UTI's pela segunda vez em menos de 15 dias; Estado descumpriu acordo de repasses

Foto: Reprodução

Hospitais filantrópicos suspendem internações em UTI's pela segunda vez em menos de 15 dias; Estado descumpriu acordo de repasses
Por falta de pagamento do Estado, os quatro Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso suspenderão o recebimento de pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), pela segunda vez em menos de 15 anos, interrompendo o atendimento a partir de sexta-feira (28). Subsidiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as unidades do Santa Helena, Santa Casa, Hospital de Câncer e Hospital Geral Universitário, haviam retomado os trabalhos no sábado (16), mediante promessa da Gestão de quitação dos atrasos nos repasses.


Leia mais:
Hospitais filantrópicos retomam atendimentos em UTI e Estado promete quitar repasses em atraso

A presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (FEHOSMT), Elisabeth Meurer explica que a paralisação é o resultado do não cumprimento feito pelo secretário Estadual de Saúde, Eduardo Bermudez.  "Confiamos no secretário e no governo do Estado, porque pediram para voltarmos a atender os pacientes e que na segunda-feira (18) faria o pagamento da dívida que já chega a R$ 4,941 milhões".

Ela destaca que desta vez os hospitais só irão voltar a atender ospacientes quando o dinheiro estiver na conta. "Caso isso não aconteça os atendimentos estão suspensos por tempo indeterminado. Até a nota de esclarecimento que a SES mandou para a imprensa ele não cumpriu."

De acordo com Meurer, mesmo diante de um déficit mensal de leitos de terapia intensiva no Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) não repassa os valores para manutenção dos 103 leitos existentes e contratualizados em Cuiabá. No total, o número representa 40 leitos de UTI Geral Adulto, 8 leitos de UTI Coronariana, 10 leitos de UTI Pediátrica e 45 leitos de UTI Neonatal.

Assim, com a paralisação, os pacientes do SUS poderão contar apenas com os leitos ofertados pelo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) e Hospital São Benedito, que correspondem apenas 10% do total disponível.

Elisabeth esclarece que todos os hospitais não têm medido esforços para prestar um atendimento digno aos pacientes recebidos nas UTI's."Pedimos a compreensão da população, mas não podemos mais receber pacientes se não temos como tratá-los. Isso tudo porque o governo promete e não cumpre com os seus compromissos, mesmo depois de frequentes negociações".

Em nota, a Secretaria informou que fará o pagamento dos valores complementares para a manutenção das UTI's dos hospitais filantrópicos nesta sexta-feira (29),  e que está em contato com a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (FEHOSMT) para que o atendimento na unidade não seja suspenso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet