Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Durante a noite

Incêndio atinge ala pediátrica do Hospital Santa Helena em Cuiabá; veja fotos

Foto: Wesley Santiago/ Olhar Direto

Incêndio atinge ala pediátrica do Hospital Santa Helena em Cuiabá;  veja fotos
Um incêndio atingiu a ala pediátrica do Hospital Santa Helena, em Cuiabá, durante o fim da noite da última quarta-feira (04). Conforme as informações do Corpo de Bombeiros, as chamas tiveram início em um dos apartamentos, localizado no primeiro andar do prédio, que abriga a pediatria. Os pacientes foram evacuados da unidade de saúde e os casos mais graves foram transferidos para outros hospitais. Não houve feridos, já que o fogo foi controlado rapidamente. As causas ainda serão investigadas.


Assustados, diversos pacientes foram evacuados pelos profissionais do hospital e também homens do Corpo de Bombeiros. Muitos ficaram amontoados no estacionamento da unidade, enquanto que outros aguardaram na rua, alguns ainda com soro no braço e dificuldade de locomoção. Alguns, de idade mais avançada, aguardavam em macas. Diversas grávidas e mães de recém-nascidos também esperavam do lado de fora.



Várias unidades do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram até o local e fizeram a transferências de pelo menos 12 pacientes, entre eles estavam seis crianças que haviam sido internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal. Um dos bebês teve de receber massagem cardíaca para auxiliar na respiração, enquanto era levado para uma das ambulâncias. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele passa bem.

Uma técnica de enfermagem também passou mal e teve de ser transferida para o HGU (Hospital Geral Universitário). Além desta unidade do HGU, também abriram vagas para receber pacientes com quadros mais graves: Júlio Muller, Santa Rosa e Femina. Algumas pessoas choravam, assustadas com a situação, principalmente mães de recém-nascidos.

"Nós fomos acionados por volta das 23h30, chegamos rapidamente, efetuamos o combate às chamas e já evacuamos os pacientes. O hospital estava com bastante fumaça, que era prejudicial para a saúde destas pessoas. Somente uma perícia técnica que irá apontar a causa do fogo, que aconteceu próximo da UTI Neonatal", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ruberval Barros. Cerca de 25 bombeiros trabalharam na ocorrência.



"Graças a Deus já está tudo sobre controle. Não se verificou nenhuma gravidade maior, quem precisou de transferência, está encaminhado. Agora resta fazer uma investigação para saber o que aconteceu e ter a explicação. Todos estão tristes aqui no hospital, bastante assustados. São aproximadamente 200 leitos no nesta unidade, mas o que foi atingido foi apenas uma enfermaria, que está fechada", disse o diretor do Hospital Santa Helena, Dr. Marcelo Sandrin, enquanto deixava a unidade.

Marcelo Sandrin ainda explicou que o fogo aconteceu na enfermaria 206. O andar atingido conta com obstetrícia, salas de parto e pediatria. Também foi confirmado que as chamas foram próximo a UTI Neonatal, que não foi afetada. Após o ocorrido, os pacientes entraram novamente na unidade de saúde e foram realocados.



Veja como foi a cobertura do Olhar Direto durante o incêndio no Hospital Santa Helena:

00h24 - Um incêndio atinge neste momento o Hospital Santa Helena, em Cuiabá. Diversos pacientes foram evacuados para o estacionamento da unidade de saúde e aguardam os trabalhos dos bombeiros.

00h46 - Diversos pacientes estão do lado de fora, após evacuação do hospital.

00h46 - O fogo teve início há aproximadamente uma hora.

00h48 - Diversas ambulâncias estão no local, enfermeiros procuram pacientes no estacionamento.

00h48 - Enfermeiro do Samu procura a mãe de um bebê que estava na UTI Neonatal e que será transferido para outro hospital, as pessoas estão com feições assustadas. 

00h50 - Alguns estão retornando para dentro da unidade, já que o fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. 

01h04 - Pelo menos seis ambulâncias estão no local.

01h04 - Mães com recém-nascidos estão sendo tranferidas.

01h07 - Massagem cardíaca foi feita em um recém nascido, no caminho entre o hospital e uma unidade do Samu.

01h08 - Uma mulher sendo carregada em uma cadeiras de rodas caiu passando mal. 

01h10 - Segundo o comandante Ruberval Barros, do Corpo de Bombeiros, os pacientes estão retornando para dentro, já que a direção do Hospital providenciou alguns leitos. Está sendo feita um triagem na entrada principal. 

01h12 - Muitas mães com crianças recém-nascidas são vistas. 

01h13 - Segundo informações preliminares de alguns enfermeiros, o fogo foi no primeiro andar, na ala de pediatria. 

01h22 - Quem chega é orientado a procurar outras unidades de saúde.

01h32 - Inicialmente, o fogo começou na parede de um dos quartos da ala de pediatria.

01h33 - Hospital Geral, Júlio Muller, Santa Rosa e Femina abriram vagas para receber os pacientes com quadros mais graves. 

01h34 - Segundo o comandante Barros, o procedimento pelo qual passou o bebê é normal, já que ele estava em um respirador. 

01h36 -  O bebê está estável e foi transferido, era o caso mais grave. 

01h37- Conforme o comandante Barros, as chamas ficaram concentradas em um único cômodo e foram controladas rapidamente. A fumaça foi o principal problema, já que o fogo começou próximo da UTI Neonatal.

01h39 - Vários pacientes estão retornando aos quartos e uma triagem é feita na recepção do hospital. 

01h43 - Uma técnica de emfermagem da UTI Neonatal, que estava passando mal, foi retirada às pressas em uma unidade do Samu. 

01h44 - Outro recém-nascido, que estava internado na UTI Neonatal, está sendo tranferido de UTI móvel para o Hospital Geral. Um dos médicos acompanha o bebê, que está no respirador.

02h25 - O diretor do hospital, Dr. Marcelo Sandrin, disse que nenhum paciente ou profissional ficou ferido durante o incêndio. Ao todo, 12 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde: "Temos de esperar a perícia para saber o que de fato aconteceu. Enquanto isto, vamos nos concentrar em arrumar os estragos para receber os pacientes de volta", finalizou. Ele ainda agradeceu o apoio de outros hospitais. 

02h28 - Termina aqui a cobertura do Olhar Direto. Mais informações nesta quinta-feira (05).

Ultima atualização às 03h00 do dia 05/05/2016.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet