Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

operação "Hashtag"

Justiça Federal prorroga prisão de suspeitos de envolvimento com terrorismo; 2 são de MT

Justiça Federal prorroga prisão de suspeitos de envolvimento com terrorismo; 2 são de MT
A Justiça Federal do Paraná determinou a prorrogação por mais 30 dias de doze suspeitos de envolvimento com uma célula terrorista ligada ao Estado Islâmico. Dentre os presos estão dois irmãos de criação, moradores de Mato Grosso.  Todos os investigados permanecem encarcerados e isolados em uma unidade de segurança máxima na cidade de Campo Grande (MS). 


Leia Mais:
Irmã de suposto terrorista preso em MT defende inocência e relata angústia da família

Um dos presos trata-se de Leonid El Kadri, ele foi preso na cidade de Campos de Júlio (597 km de Cuiabá), onde trabalhava como mecânico. Além dele, a PF também investiga Valdir Pereira da Rocha. Conhecido como Mahmoud, Valdir se entregou à polícia na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade dois dias após a deflagração da operação.
 
A operação "Hashtag - que levou à prisão dos suspeitos foi deflagrada na data de 21 de julho. Além dos detidos, farta quantidade de material como mídias, celulares e  outros equipamentos  foram apreendidos com os suspeitos.Entre os materiais colhidos estão cerca de 4.000 páginas com mensagens dos investigados em redes sociais, que fariam referência ao ato terrorista que seria executado durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Federal, foram interceptadas  mensagens determinando o início da prática de artes marciais e a tentativa de compra de um fuzil AK-47 em um site clandestino de vendas de armas paraguaio. Havia também mensagens. As prisões ocorreram depois que os integrantes passaram de vangloriar atos terroristas recentes no mundo e a dizer que o Brasil seria um bom alvo para ataques por causa do fluxo de estrangeiro nas Olimpíadas.
 
As prisões foram as primeiras realizadas em solo brasileiro com  com base na  lei antiterrorismo, sancionada em março pela presidente afastada, Dilma Rousseff. Também foram as primeiras detenções por suspeita de ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico, que atua no Oriente Médio, mas tem cometido atentados em várias partes do mundo.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet