Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

QUALIDADE DE VIDA

MT reúne gestores de esporte e lazer para rediscutir vocação de cada município

Foto: Maurício Barbant / ALMT

Fórum vai reunir gestores dos 141 municípios para debater melhorias para o esporte

Fórum vai reunir gestores dos 141 municípios para debater melhorias para o esporte

Os projetos de desenvolvimento de lazer, do esporte escolar e de alto rendimento em Mato Grosso deve ter política unificada, com supervisão do governo de Mato Grosso. E o tema será debatido durante o Fórum Estadual de Esportes e Lazer, a ser realizado nos dias 18 e 19 de março, no Hotel Fazenda Mato Grosso (Coxipó), em Cuiabá.

 
A reportagem do Olhar Direto apurou que a expectativa do governo de Mato Grosso, por orientação do governador José Pedro Taques (PSDB), é de que os gestores municipais também possam contribuir com sugestões e propostas concretas. Pelo menos 500 profissionais ligados ao esporte e lazer são esperados no evento, representando todos os 141 municípios de Mato Grosso, no debate.

Leia Mais:
Governo projeta Peladão como maior competição do Centro-Oeste; final em agosto na Arena Pantanal
Arena Pantanal pode receber seleção brasileira em novembro pelas Eliminatórias 

O fórum é uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT).  
 
O secretário adjunto de Esportes e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, explicou que já existe uma radiografia das necessidades do esporte e lazer em todo Estado. “No ano passado nós fizemos um diagnóstico das principais demandas em relação ao esporte em Mato Grosso. Mas isso não significa que o que pensamos para resolver os problemas está pronto e acabado. Daí justamente a necessidade de apresentarmos e debatermos tudo isso no fórum”, argumentou o adjunto da Seduc.
 
O secretário de Esportes de Campo Novo do Parecis, Sérgio Mineiro, destacou que o fórum será fundamental para sistematizar a realidade de cada município e, dessa forma, criar políticas públicas para concretizar as ações debatidas no encontro. “Essa é uma iniciativa fantástica da Secretaria Adjunta de Esportes de unificar a prática esportiva no Estado. Mas isso precisa ser um processo continuado, com a realização do fórum todo ano”, ressaltou ponderou Sérgio Mineiro.
 
Em Campo Novo, a principal demanda é em relação à falta de cursos de capacitação para os profissionais da área. E isso é uma situação que o secretário pretende expor durante o fórum. “Na verdade é um problema que acontece em toda a região [noroeste] e não só em Campo Novo. Então seria ótimo se houvesse mais convênios entre o municípios e o Estado no sentido de investir em curso técnicos para árbitros e professores. Também é importante capacitar os gestores, como coordenadores e secretários municipais de esporte”, elencou Mineiro.
 
Durante o fórum, a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer irá apresentar projetos importantes, como o “Esporte na Escola”. A ideia da ação é desenvolver modalidades como vôlei, basquete e handebol, dentro das escolas para descobrir novos talentos no esporte de Mato Grosso. Conforme a proposta, os estudantes vão praticar as modalidades em forma de treinamento, no contraturno escolar, para formar equipes. Essas atividades serão desenvolvidas pelos profissionais específicos de cada esporte. 
 
Conforme o coordenador de esportes educacional, da secretaria adjunta de Esporte e Lazer, professor Manoel Fonseca, além do surgimento de novos talentos, o projeto Esporte na Escola será importante para combater a evasão escolar e fazer com que os estudantes aprendam o conceito de coletividade, de trabalhar em grupo. “Todo esse processo impedirá que muitos adolescentes se envolvam com a criminalidade”, acrescentou Fonseca, um dos principais idealizadores do projeto.
 
Outra meta da Secretaria Adjunta de Esportes, conforme Fonseca, é fazer com que o Esporte na Escola, além de outros projetos que serão apresentados no fórum, se torne uma política permanente de Estado. “Essas ações precisam ser continuadas. Não podem deixar de ser executadas por conta de uma mudança de gestão, por exemplo”, defendeu o professor. 
 
Como participar
 
O formulário de inscrição para participar do Fórum Estadual de Esportes e Lazer está disponível online (clique aqui para fazer a inscrição).
 
Na sexta-feira (18), primeiro dia do fórum, também será realizado o credenciamento presencial, às 18h, dos gestores que irão participar dos debates.
 
O fórum terá início às 19h, após o processo de credenciamento. No primeiro momento, a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer irá fazer uma apresentação das ações desenvolvidas pela pasta durante o ano de 2015.
 
Em seguida haverá o lançamento do projeto Esporte na Escola. E para explicar a importância dessa ação no ambiente escolar haverá palestra “Esporte na Escola e suas Dimensões”, que será proferida pelo professor da Universidade Federal do Ceará, Antônio Ricardo Catunda de Oliveira.
 
O final da noite contará com o lançamento do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar”, do professor Antônio Catunda.
 
Já no dia 19, além de palestras, a dinâmica do fórum será voltada para a formação de grupos de discussões entre os gestores. Essa dinâmica servirá para o debate e formulação de propostas de políticas públicas para o esporte e Lazer do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet