Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Municípios da região Oeste recebem equipe da AMM esta semana

A implantação do programa de apoio à agricultura familiar Voltar a Querer será debatida esta semana em municípios da região Oeste, selecionados para participar da primeira etapa do programa, elaborado pela Associação Mato-grossense dos Municípios. As reuniões tiveram início nesta segunda-feira (10), por Jauru. O programa é articulado pela AMM e Sicredi, com a parceria de entidades executoras, como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secitec, Pronatec, Embrapa, Senar, Sedraf, MDA, Mapa, Senar, Empaer, Coopervale, prefeitura, entre outros. A primeira etapa vai contemplar 20 municípios, selecionados devido à vocação para atividade rural e maior demanda por atendimento.


O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que a participação dos líderes municipais é muito importante para a execução de políticas de apoio ao pequeno produtor. “O desenvolvimento econômico dos municípios é uma das nossas prioridades e estamos trabalhando para fortalecer a agricultura familiar, principal atividade econômica de milhares de famílias em Mato Grosso”, assinalou.

A prefeita de Jauru, Enércia Monteiro dos Santos, valorizou a ação e se colocou à disposição para oferecer a contrapartida necessária para que as atividades sejam executadas na cidade. O programa prevê a seleção de 10 pequenos produtores para desenvolver em suas propriedades um hectare de banana, goiaba, mamão e outras frutíferas ou legumes e verduras associados ou não. Com essa dinâmica haverá ao todo 200 hectares de frutas, legumes ou verduras, distribuídos em várias regiões do estado, servindo de referência e incentivo para o desenvolvimento da atividade no meio rural.

O secretário-adjunto de Agricultura Familiar do estado, Juarez Alves Fiel, destacou que é importante fortalecer a agricultura familiar e oferecer condições aos produtores, oferecendo crédito, assistência técnica, pesquisa e transferência de tecnologia. Segundo o gestor, Mato Grosso retomou o crédito fundiário, operacionalizado com recursos do ministério do Desenvolvimento Agrário.

Os participantes também debateram sobre a importância do Conselho de Desenvolvimento Rural para executar o programa no município. O gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson Saturnino, disse que o conselho é fundamental para a elaboração das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural. Ele apresentou ao Conselho a proposta de criar o Fundo Municipal de Apoio à Agricultura Familiar, elegendo um percentual da arrecadação do Imposto Territorial Rural como umas das principais fontes de recursos. Hudson também ressaltou a participação dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, que somam 15 no estado. “A AMM busca a participação dos consórcios ao executar atividades de apoio à agricultura familiar, despertando as vocações regionais e fomentando o trabalho em conjunto”, assinalou.

O assessor de programas sociais do Sicredi, Fábio Lima, apresentou um diagnóstico da situação do programa Cooperar e Crescer, que vem sendo desenvolvido no município. Expôs os gargalos e entraves que dificultam o funcionamento do programa e apresentou um novo plano de ação que requer o envolvimento e comprometimento das lideranças locais. “Nas novas diretrizes do plano de trabalho do programa é imprescindível a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural”, afirmou.

O secretário executivo do Consórcio Nascente do Pantanal, Dariu Antônio, valorizou a iniciativa da AMM e Sicredi na articulação de ações que buscam provocar o desenvolvimento econômico nos municípios. Dariu e o superintendente do Consórcio, José Carlos de Souza, colocaram-se à disposição para contribuir para o êxito do programa.

Participaram também da reunião em Jauru representantes da prefeitura, secretaria de Agricultura, Câmara Municipal, banco Sicredi, Cooperjauru, Banco do Brasil, associações de produtores rurais, entre outros.

A programação de viagens esta semana inclui os seguintes municípios: Jauru, Lambari D´Oeste, Salto do Céu, Alto Paraguai, Rosário Oeste, Jangada e Nossa Senhora do Livramento. O calendário de visita aos municípios teve início em janeiro e incluiu Pedra Preta, Itiquira Guiratinga, Tesouro, Gaúcha do Norte, Vila Rica, General Carneiro, Torixoréu e Ponte Branca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet