Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Campanha

Neto de prefeito diagnosticado com síndrome rara precisa de transplante de medula

Neto de prefeito diagnosticado com síndrome rara precisa de transplante de medula
O pequeno Lennon Goulart Williamson, 3 anos, trava uma grande batalha contra a síndrome mielodisplásica (SMD), um grupo de doenças hematopoiéticas de origem clonal da medula óssea. O garoto foi diagnosticado com a patologia há dois meses e, desde então, procura doadores para um transplante de medula óssea, que é a única opção de cura. Ele é neto do prefeito de Guiratinga, Hélio Goulart.


Leia mais:
Após conseguir transplante de medula, jovem pede ajuda para terminar tratamento
 
Por conta disto, a médica do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Rondonópolis (215 km de Cuiabá) e também tia do garoto, Luciana Horta, tem feito uma grande movimentação nas redes sociais para pedir doadores. A síndrome, que é rara e tem maior probabilidade de se manifestar em pessoas idosa, só pode ser curada com o transplante.
 
O objetivo dos familiares é fazer algo parecido com a campanha de Rose Sachetti, onde mais 7 mil pessoas foram cadastradas no Redoma que é um cadastro mundial de doadores de medula óssea. “Nos próximos dias 23 e 24 vai ocorrer uma campanha em Cuiabá, mas vai ficar restrito na capital, poucas pessoas do interior vão se deslocar até lá. Nosso objetivo é fazer um trabalho aqui, para movimentar Rondonópolis e toda a região sul. Isso aumenta as chances do meu sobrinho e de dezenas de outras pessoas que também estão na fila. Quanto maior o número de doadores maiores são chances de encontrar alguém”, explicou ao site Primeira Hora.
 
De cada 100 mil doadores, apenas um é compatível. As campanhas para transplante de medula óssea só pode ser feita com o apoio de membros do Redome, responsáveis pelo banco de coleta. “Entrei em contato com a responsável pelo Redome de Cuiabá, falando da importância de fazer uma campanha em Rondonópolis. A conversa ocorreu há pouco mais de um mês e até momento não obtive resposta, vamos continuar tentando”, conta Luciana.
 
Quem precisar de mais informações pode entrar em contato através do seguinte número: (66) 8133 2424. Enquanto o doador não aparece, o pequeno passa por tratamento para melhorar sua qualidade de vida num hospital na Inglaterra. O estado dele requer cuidados especiais, já que sua imunidade está praticamente zerada.
 
Transplante
 
Existem duas maneiras para coletar a medula óssea: a primeira é pelo osso da bacia, realizado com agulha na região da nádega. O procedimento dura 60 minutos e é feito com anestesia; o segundo é pela veia. No caso, o doador toma um remédio durante cinco dias para aumentar a produção de células-tronco. No sexto dia, as veias do doador estão cheias de células-tronco. O sangue pode ser filtrado por uma máquina que retira as células-tronco e devolve o sangue para as veias.
 
Diferença entre medula óssea e medula espinhal
 
Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet