Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Mesa Diretora

Oposição oferece “carta branca” para convencer Nininho a compor nova chapa na AL

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Oposição oferece “carta branca” para convencer Nininho a compor nova chapa na AL
O grupo dos sete deputados de oposição vai oferecer “carta branca” para o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, compor os cargos de uma chapa alternativa na disputa da Mesa Diretora a fim de convencê-lo a participar desse projeto contra os parlamentares da situação.


Leia mais:
Oposição avalia votar em branco para marcar posição na disputa da Mesa Diretora

Escolhido como representante do grupo dos sete, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) vai se reunir ainda nesta quarta-feira (24) com Nininho para discutir a possibilidade de uma nova chapa. O pedetista não quis falar com a imprensa antes da reunião, mas a deputada estadual Janaína Riva (PMDB), um dos principais nomes da oposição, confirmou a proposta.

 “Hoje nós não temos uma chapa composta, que é a dificuldade da outra Mesa. A Mesa de situação já tem todos os cargos ocupados, coisa que nós não temos. Esse sentimento de ocupar primeira-secretária, primeiro-vice, nós não temos. (...) O grupo está disposto a dar os sete votos, sem ocupar cargos na mesa, para vencer a eleição na mesa”, afirmou a deputada.

A possibilidade de Nininho compor com a oposição surgiu porque o deputado Gilmar Fabris (PSD) se tornou favorito para ocupar a primeira-vice-presidência da chapa da situação, encabeçada por Eduardo Botelho (PSB), atual primeiro-vice. Nininho, que já havia cedido a primeira-secretária para o atual presidente, Guilherme Maluf (PSDB), esperava ser o vice-presidente.

Nininho afirma que tem compromisso com os deputados Guilherme Maluf e Eduardo Botelho. Ele contou que há seis meses atrás ele colocou a primeira-secretária, cargo ocupado por ele agora e considerado o segundo mais importante na Mesa Diretora por ser o ordenador de despesas da Casa de Leis, a fim dos dois parlamentares comporem.

Maluf e Botelho chegaram a rachar o grupo da situação, cada um querendo lançar candidatura própria a presidência da Mesa Diretor, mas acabaram por selar uma aliança. O parlamentar do PSB será o candidato a presidente e o tucano será a primeiro-secretário. Nininho ainda espera ser sacramentado como primeiro-vice dessa chapa, mas já não descarta uma composição com os deputados da oposição.

“Ontem mesmo teve uma conversa com Eduardo Botelho e o presidente Guilherme e marcamos para amanhã ter uma definição sobre isso. Não vou assumir compromisso com ninguém antes de definir com meu grupo”, pontuou Nininho. “Eu não tenho apego ao poder, não vivo de status. Eu tenho meu estilo de viver. Tenho que pensar daqui para amanhã dentro de uma possibilidade de mudança, isso tudo pode acontecer, mas até o momento não tem nada”, explicou Nininho.

Enquanto isso, Gilmar Fabris teria apoio da maioria dos deputados da bancada do PSD para ser indicado como primeiro-vice-presidente. Eduardo Botelho já afirmou, em entrevistas anteriores, que reserva esse cargo para indicação da sigla e não interferirá no processo, apesar de Nininho alegar a existência de um acordo mais antigo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet