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Quinta-feira, 25 de abril de 2024

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mobilidade urbana

Plano para trânsito de Mauro envolve interligação da região Coxipó e CPA

Foto: Reprodução / Siqueira News

A avenida das Torres foi última obra construída há 4 anos para desafogar o trânsito entre regiões de Cuiabá

A avenida das Torres foi última obra construída há 4 anos para desafogar o trânsito entre regiões de Cuiabá

Um das ideias que o novo prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) quer colocar em prática durante sua gestão é a construção de uma nova interligação por avenidas entre as principais regiões da Capital para desafogar o desordenado e lento trânsito cuiabano. Uma das propostas é ter via que ligue a região do Coxipó, na região sul/sudeste de Cuiabá, à região do CPA, região norte/nordeste da cidade.


A alternativa viária evitaria a utilização por condutores dos sistemas-troncos do trânsito, como as avenidas das Torres e Fernando Corrêa, o que retiraria veículos do centro da cidade e reduziria a perda de tempo da população em deslocamentos. O desenho do traçado ainda não está feito, mas idealmente ligaria os bairros Osmar Cabral ao Planalto e CPA.

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Obra na Avenida Fernando Corrêa deixa trânsito lento e congestionado (fotos)

"É ligar aquela região do Osmar Cabral, Imperial, direto, sem passar pela Avenida das Torres, Avenida dos Trabalhadores, que estão muito congestionadas, além do tempo de deslocamento muito grande", explica Mauro em entrevista ao Olhar Direto.

De acordo com Mauro, a ideia é ligar as duas regiões e ainda concluir o Rodoanel de Cuiabá, para desafogar a entrada da capital pela justaposição das três principais rodovias federais que chegam, as BRs 364/070/163, e criar algumas artérias para o trânsito de Cuiabá.

"Acho fundamental é a interligação da região sul (Coxipó), com a região da grande CPA, sem passar hoje pelas Avenidas dos Trabalhadores e das Torres. Para que essas novas rotas possam permitir melhorar a qualidade do trânsito e o tempo de deslocamento ser reduzido entre as regiões", diz, sobre projeto essencial para a gestão.

O novo prefeito estipula que recursos para o sistema viário podem vir de ministérios que têm recursos para obras urbanas, como das Cidades, e de auxílio da bancada federal de Mato Grosso.

Sistema viário

Segundo dados do Departamento Estadual do Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Cuiabá e Várzea Grande, as duas principais cidades da região metropolitana têm cerca de 450 mil veículos cadastrados de todos os tipos, de acordo com dados de setembro. Só na Capital são 328,3 mil para uma população de 550 mil habitantes, ou um veículo para cerca de dois habitantes.

A última interligação entre duas regiões importantes em Cuiabá em grande via foi realizada pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), que derrotou Mauro há quatro anos. Ele construiu a avenida das Torres, paralela à Fernando Corrêa (e que liga indiretamente o bairro Pedra 90 o centro da cidade). A avenida foi um dos motes de campanha e da gestão de Wilson em sua reeleição.

O desafio de obras de mobilidade da cidade se soma ao fato de Cuiabá ser cidade-sede da Copa do Mundo Fifa 2014, daqui a cerca de um ano e meio. Após novas vias, como as trincheiras e viadutos em execucação pelo governo do Estado na Capital, gestores públicos preveem melhoria do trânsito.

Tudo para aliviar o crescimento geométrico de veículos em circulação na cidade desde 2005, quando houve aumento de renda para camadas menos favorecidas e a competição de montadoras locais e carros importados com preços mais acessíveis à população.



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