Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

apuração

Polícia apura morte de criança de dois anos após ingestão de bebida achocolatada; Vigilância interdita lotes

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Polícia apura morte de criança de dois anos após ingestão de bebida achocolatada; Vigilância interdita lotes
A Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), da  Polícia Civil, instaurou inquérito policial para apurar as causas da morte de uma criança de 2 anos, após ingerir uma bebida achocolatada, em Cuiabá. A morte foi registrada na quinta-feira, 25. Por medida de segurança, lotes da bebida - da marca Itambé - foram interditados em todo Estado.


Leia Mais:
Carro capota na avenida Beira Rio e testemunhas apontam alta velocidade

A mãe da criança, D.C.S, 28,  informou que seu filho R.C.S.S, 02 anos, tomou a bebida, por volta das 9 horas, na residência da família, no bairro Parque Cuiabá. Ela contou que o filho estava há dois dias resfriado, soltando coriza pelo nariz, mas sem febre.

Conforme a mãe, o menino pediu algo para comer e, então, deu uma caixinha do achocolatado, da marca Itambé. Minutos após ingerir o líquido, o menino teria apresentado falta de ar, ficando com o “corpo mole e com princípio de desmaio”. A criança foi levada para atendimento na Policlínica do Coxipó, onde por cerca de uma hora os médicos tentaram reanimá-lo. A criança não resistiu e foi a óbito no local.

A mãe relatou que bebeu um pouco do achocolatado e também passou mal, sentindo tonturas e náuseas, assim como o tio da criança, que chegou a ser encaminhado à uma unidade hospitalar.

A liberação do corpo foi realizada pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), junto ao Serviço de Verificação de Óbito, do Hospital Universitário Julio Muller, na Capital.

Perícia

Foram apreendidas cinco caixas do achocolatado da marca Itambezinho, sendo três fechadas e duas abertas - uma vazia, por ser a ingerida pela vítima. A mãe declarou que ganhou as cinco caixinhas de um vizinho, o qual não foi localizado para dar maiores informações.

O material foi encaminhado para  o Laboratório Forense da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que irá realizar análises do produto e também exames com amostras colhidas da criança em exame de necropsia.

A Polícia Civil aguarda a conclusão do laudo, mas já iniciou as oitivas para apurar as circunstâncias do fato, sob coordenação do delegado titular da Deddica, Eduardo Botelho.

Em decorrência da suspeita, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso solicitou interdição cautelar de todos os produtos Itambezinho Chocolate (sabor chocolate, rico em 10 vitaminas), com data de fabricação em 25/05/2016, validade 21/11/2016 e lote MA 21:18.  Uma notificação foi encaminhada a todos os escritórios regionais para a apreensão dos produtos especificados.

A reportagem do Olhar Direto, a assessoria da Itambé disse estar recolhendo informações sobre o fato para fazer análise do produto e emitir nota oficial, alegando que nunca aconteceu nada parecido.

Em nota enviada à redação, a empresa reafirma o compromisso com a qualidade dos produtos.
Veja a íntegra:

"A Itambé foi notificada dos fatos hoje, relatados em Cuiabá, relacionados ao suposto consumo de um produto da linha de achocolatados Itambezinho (200ml). A empresa está em contato permanente com a Vigilância Sanitária regional e auxiliando na apuração dos fatos.  

O referido produto está no mercado há mais de uma década e nunca apresentou qualquer problema correlato. Até o presente momento, não tivemos nenhuma outra reclamação do mesmo lote.

A Itambé  realiza regularmente provas internas e em laboratórios externos de seus produtos e reitera seu compromisso com a qualidade. A empresa já disponibilizou as contraprovas para os órgãos oficiais e continuará trabalhando em conjunto para outros esclarecimentos que se fizerem necessários". 

*Atualizada 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet