Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

futuro

Saúde, educação, segurança, transporte e rede de esgoto são prioridades para cuiabanos

Foto: Reprodução/Ilustração

Saúde, educação, segurança, transporte e rede de esgoto são prioridades para cuiabanos
Entre 19 diferentes áreas, os cuiabanos apontaram que as prioridades para o próximo prefeito devem ser saúde, educação e segurança, segundo aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). As áreas de transporte coletivo e a rede de esgoto completam o grupo das maiores preocupações de quem vive no município.


Leia mais:
Ibope aponta que 47% da população pouco se importa com eleições em Cuiabá; Quanto menos dinheiro, menor o interesse

Os entrevistados consideraram esses setores como foco da próxima gestão em detrimento de questões muito discutidas nos programas eleitorais dos candidatos a prefeito de Cuiabá do 2º turno – Emanuel Pinheiro (PMDB) e Wilson Santos (PSDB) -, como geração de emprego, iluminação pública e pavimentação de ruas.

Quando tiveram de escolher apenas um item, 60% dos cuiabanos optaram por saúde como área que mais precisa de atenção do próximo prefeito de Cuiabá.  Já com a possibilidade de escolher três possibilidades, a saúde foi escolhida por 85% dos entrevistados como uma das urgências da próxima administração.

No segundo semestre de 2016 o setor sofre complicações em Cuiabá devido ao atraso dos repasses do Governo do Estado para ajudar a custear o Pronto-Socorro Municipal, o Hospital São Benedito e para construir o novo Pronto-Socorro. Além disso, como também estão atrasados para hospitais regionais, que deixaram de prestar alguns serviços, aumentou a lotação das unidades da Capital.

Durante a gestão Mauro Mendes (PSB), para amenizar os problemas do setor foram inauguradas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), no entanto, policlínicas foram fechadas. Para diminuir as filas de cirurgias eletivas o município construiu e colocou para funcionar o Hospital São Benedito.

 A segunda prioridade da população é educação. Mais da metade dos entrevistados pelo Ibope, precisamente 59%, apontaram este setor como uma das prioridades para a próxima gestão. O município tem como função, determinada pelo Pacto Federativo, a educação infantil e o ensino fundamental, os alicerces para continuidade no ensino médio e, consequentemente, ingresso no ensino superior.

Em seguida, a segurança foi o tema de preocupação de 45% dos entrevistados ao escolherem três áreas prioritárias para a próxima gestão. Apesar de ser obrigação de outras esferas de Poder, os concorrentes ao segundo turno apresentam propostas segurança, como implantar  a guarda municipal que já existe, mas não foi instalada.

A quarta e quinta preocupação dos cuiabanos, transporte coletivo e rede de esgoto, são sempre discutidas pelos candidatos. O primeiro tema ao falar sobre uma nova licitação e mudança na gestão do serviço de transporte coletivo e fiscalização das empresas. O segundo ao questionarem o futuro da Cab Cuiabá.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-01494/2016 e ouviu 602 pessoas entre os dias 11 e 13 de outubro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet