Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

REFORMA ADMINISTRATIVA

Servidores da Seciteci realizam protesto no Palácio Paiaguás contra extinção da pasta

Foto: Maria Anffe / Gcom MT

Servidores da Seciteci realizam protesto no Palácio Paiaguás contra extinção da pasta
Os servidores da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizam, a partir das 14h desta quinta-feira (5), um protesto contra a possibilidade de extinção da secretaria, que está sendo avaliada no projeto de reforma administrativa do governo do estado. A mobilização será no Palácio Paiaguás.


Leia mais:
Nova reforma administrativa pode ter programa de demissão voluntária e chega à AL em 20 dias

 O professor Waldivino Barbosa, servidor de carreira da rede de escolas técnicas estaduais, informou que há vários programas que a secretaria acessa junto ao Governo Federal que correm risco caso a pasta seja extinta. Entre eles, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Brasil profissionalizante. Outro temor é com relação à demissão de comissionados – já que os servidores efetivos seriam naturalmente remanejados para outras pastas.

Nesta quinta-feira, a titular da Secitec, Luzia Helena Trovo, tem uma reunião agendada com o governador Pedro Taques (PSDB). Na pauta de discussões, deve estar a possibilidade de extinção da Seciteci, já que a secretária tem defendido a manutenção da pasta, nos diálogos com os servidores.

Além da Seciteci, o governo avalia também a possibilidade de extinção de duas empresas públicas: a Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás) e a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat). Como essas empresas funcionam no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pode haver um programa de demissão voluntária. Os que optarem por permanecer no governo, seriam remanejados para outras pastas.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria do secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, que preferiu não comentar sobre a mobilização. Ele informou que ainda não há nada definido a respeito da reforma administrativa. Em entrevista recente, Paulo Taques afirmou que o governo não está cogitando demissões no momento.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet