Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Verão acaba e nível dos reservatórios do Triângulo Mineiro ainda preocupa

O nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas da região de Uberlândia continua caindo. Na cidade, de acordo com o laboratório de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de janeiro a março choveu apenas 275 milímetros, cerca de 40% do que era esperado para a época. Com isso, para não comprometer o abastecimento de água, as comportas do sistema que fornece água para a cidade estão fechadas desde o fim do ano passado. Porém, ainda segundo o laboratório de climatologia da universidade, a chuva pode cair nos próximos dias.


A situação se complica mais já que o período chuvoso está chegando ao fim e existe também a preocupação devido à falta na manutenção dos reservatórios por causa de pouca água. Dos reservatórios da região, nenhum tem mais de 40% da capacidade: Nova Ponte (27,17%), Emborcação (39,64%), São Simão (38,52%) e Itumbiara (19,54%).

De acordo com o gerente de tratamento de água e operações do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Fernando Guimarães Moreira, a situação não é ideal, mas ainda é suficiente. “Eles estão em um nível satisfatório, porque são reservatórios pequenos. Estamos dando conta ainda de abastecer a demanda de água que tem”, afirmou.

Isto só é possível pelo controle das comportas, fechadas desde o fim de 2013, só sendo liberado o que é exigido por lei. O esforço para manter o nível gerou reflexo no custo da produção. Como não é possível usar a água para ligar o sistema hidráulico da geração da energia que é necessária para o processo, é preciso recorrer à energia elétrica. “No período de janeiro e fevereiro, o Dmae gastou em torno de R$ 470 mil a mais, usando as máquinas elétricas, mas em nenhum momento desabastecendo a cidade”, ressaltou.

Chuvas

De acordo com o professor do Instituto de Geografia da UFU, Paulo Cezar Mendes, a chuva pode aparecer para fechar o verão. “A tendência é que hoje tenha algumas pancadas de chuva na região do Triângulo Mineiro e quinta e sexta-feira o tempo deve fechar com a chegada de uma frente fria. Podemos esperar uma quantidade de chuva aqui na região”, explicou.

Ainda segundo o professor, faltou força da frente fria para que as chuvas caíssem no período. “Nós temos que ter temperatura elevada, umidade do ar relativa elevada. Isso nós estamos tendo. O que está faltando é essa frente fria, para diminuir a temperatura e causar a precipitação, 90% das nossas chuvas são chuvas frontais. Sem o ar frio que vem do sul, não tem como formar esse tipo de precipitação na nossa região”, disse.

Agora, com o período oficial de estiagem começando, o Dmae pediu para que a população evite o desperdício. “Então, nós fazemos um apelo a população que, por favor, nos ajude. Nos ajude enquanto cidadão, enquanto usa esse bem tão essencial para nossa vida que é a água. Use ela de forma responsável, organizada, dentro das necessidades. Evite o desperdício, que nós vemos todos os dias e todos os instantes nas ruas de Uberlândia”, pediu Fernando Guimarães.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet