Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Processos de Exploração suspeitos são enviados à PF

Da Redação - Alline Marques

Os 68 processos de autorização de Plano de Exploração Florestal, apontados como irregulares nas investigações que resultou na Operação Jurupari, foram repassados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) à Polícia Federal em cumprimento a determinação judicial.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, acompanhou, durante a manhã de segunda-feira (7), a entrega dos processos e destacou que o encaminhamento faz parte da política de transparência do governo, além da vontade dos servidores da Sema, que querem ver todos os fatos esclarecidos.

De acordo com Maia, a Secretaria se colocou a disposição da Polícia Federal para colaborar com as investigações e explicou que receberá as informações obtidas com a Operação, com o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência e a transparência do sistema de gestão florestal.

“A Polícia Federal considerou nosso sistema como o melhor do país, não existindo outro semelhante nos Estados ou mesmo em nível federal, em relação à transparência e eficiência”, destacou o gestor. De acordo com o secretário, os processos serão todos analisados e esse trabalho não tem um prazo pré-determinado para ser encerrado.

A Polícia Federal concluiu o inquérito da Operação Jurupari e indiciou 93 pessoas, dentre elas, diversos servidores do governo do Estado, empresário e fazendeiros. A exoneração de alguns funcionários públicos da Sema foi publicada no Diário Oficial na edição de segunda-feira (7).
Imprimir