Imprimir

Notícias / Cultura

Roteiro poético de cores no cinza do Centro da cidade

Da Assessoria

No Circuito Cultural Setembro Freire, que está instalado no Pavilhão das Artes do Palácio da Instrução, até o próximo dia 29, os poemas de Benedito Sant"anna da Silva Freire é que fazem o rota do local desde o dia 20 de setembro. Ao chegar ao Palácio, o visitante é recebido pelo poema "Rastro" reinterpretado num quadro pintado por Herê Fonseca. Subindo o primeiro lance de escada "Rastro" continua a "receber" com a instalação feita por Marcelo Velasco. O mesmo poema teve performance de Raquel Mützenberg na noite de abertura.

No segundo andar, onde estão a maioria dos trabalhos, os visitantes conhecem o poema "As redes", reinterpretados, respectivamente, em pintura, concepção visual e fotografia, pelos artistas: Dalva de Barros; o poeta visual Juliano Lobato, e Fábio Motta e Maihara Marjorie. O mesmo poema esteve concebido pela cia Denise França com alunas do projeto Dancem na abertura e está ainda na poesia de Antônio Sodré.

Na mesma parede do corredor está, baseado no poema "De conceitos", pintura de Silva Freire concebida pelo irmão de Sodré, Adir, que jorra cores aos olhos. Também se utilizaram do mesmo poema para inspiração: Danielle Milioli, com performance, e o fotopoema de Rai Reis.

Na primeira sala há as instalações baseadas nos poemas Cerrado/Raízes e "Os Boêmios". No primeiro trabalharam os artistas plásticos, Benedito Nunes (instalação) e Jonas Barros (fotografia); também Neneto de Sá, com performance; Romulo Nétto, com poema; Lorenzo Falcão, com audiovisual e Amaruri Lobo com música, estes dois últimos com performances na noite de abertura. No segundo poema as interpretações são de instalações de Vitória Basaia, Luiz Renato Pinto e poema de Antônio Carlos Lima.

A próxima sala foi reservada para as interpretações em instalações dos poemas "Mulheres de Utilidade Pública" e "Ao nada mais". O primeiro reinterpretado pelas artistas Lêda Maira e Vitória Basaia e pela poeta Luciene Carvalho e o músico Ebinho Cardoso. O segundo poema inspirou a instalação "Insônia do Poeta", feito por Anna Amélia.

Na última sala está o poema "Barroco Branco", que virou "Barroco Bugre" na concepção de Aclyse de Mattos. Optaram por reescrever a poesia "Rio-Equilíbrio", Bia Correia, com música; e Ivens Scaff, com poema. O Chef, Davi Perez preferiu fazer uma performance gastronômica baseada no poema "Os Pratos". O mesmo trabalho inspirou o multimídia Eduardo Ferreira, com instalação; também Gervane de Paula e Marta Cocco.

Além de belas cada obra instiga o visitante a conhecer mais do trabalho do poeta Silva Freire. E mais ainda os alunos que participam das oficinas pedagógicas sendo uma de jornal experimental ministrada pelo grupo de Pedagogia da UFMT sob a coordenação de Daniela Freire, e a outra oficina de Visualidade Poética ministrada por Marcelo Velasco. Ambas são promovidas às terças e sextas, pela manhã e a tarde e podem ser agendadas pelo telefone 3613-9230.

A realização do evento é da Casa Silva Freire, que pretende ser esse um novo passo a caminho da consolidação da instalação efetiva do Centro Cultural no próximo ano. O local será para o fomento das artes através do legado literário deixado pelo poeta. Ajudam a tornar realidade essa ideia através do Circuito Cultural, o Fundo Estadual de Cultura e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que patrocinam o evento e apoiam: a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (SME), Dunorte, Maxvinil, UFMT, Entrelinhas, Gráfica Atalaia, Dom Negócios Culturais, World Indústria de Embalagens, Casa das Molduras, Urbana Imóveis, Supermercado Modelo, Hotel Mato Grosso Palace, Colégio Master, OAB/MT, Livraria Janina, Água Puríssima e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Imprimir