Imprimir

Notícias / Política MT

Com cassação de Mariúva, suplente é convocado

De Rondonópolis - Dayane Pozzer

Diante da cassação do diploma da vereadora peemedebista Mariuva Valentin Chaves, o presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Hélio Pichioni (PR), convocou nesta quarta-feira (17) o primeiro suplente da vaga, Milton Gomes da Costa, o Miltão, que atualmente é secretário Municipal de Governo.

Pichioni inicialmente afirmou que faria a convocação somente nesta quinta-feira (18), mas antecipou o ato no final da sessão legislativa de ontem. Mariuva teve seu diploma de vereadora cassado na última terça-feira (9), sob acusação de compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008.

A decisão foi do juiz da 45ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Antônio Veloso Peleja Júnior, que no mesmo deferimento inocentou o vereador peemedebista Adonias Fernandes de Souza da mesma acusação, sendo que os dois parlamentares respondiam em um único processo.

O juiz decidiu ainda que a vereadora deve pagar a multa de R$ 21.282,00 devido a gravidade da conduta, e ainda pela sua inegibilidade pelo período de oito anos. No entanto, a confirmação da inegibilidade ainda depende do TRE, a partir da análise de um colegiado.

A parlamentar ingressou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aguarda a decisão. Se até a próxima sessão do Legislativo, na próxima quarta-feira (24), não houver uma decisão favorável à vereadora, Miltão deve assumir a cadeira. O secretário, no entanto, ainda não discutiu o assunto com o prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), que está em Brasília.

Leia também:

Vereadora é cassada sob acusação de compra de votos

Vereadora cassada do PMDB tem três dias para recorrer da decisão
Imprimir