Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Piscina funciona como criadouro do mosquito da dengue

De Rondonópolis - Dayane Pozzer

Uma piscina particular localizada na residência de número 1.239, na Rua Duque de Caxias, no bairro Vila Aurora, em Rondonópolis, funciona como criadouro do mosquito transmissor da dengue. O local está sem limpeza e de acordo com vizinhos, os moradores permanecem pouco tempo em casa.

O bairro é considerado um dos mais problemáticos com relação à infestação do mosquito aedes aegypti. De acordo com José Márcio da Silva, biólogo da Vigilância Ambiental de Rondonópolis, o índice de infestação nas primeiras três semanas de 2011 foi de 4,02% no local. O número é alarmante, pois o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Conforme José Márcio, 100% dos imóveis do município serão vistoriados e o trabalho já foi iniciado. A Vila Aurora já apresenta, desde o ano passado, um dos índices de infestação mais altos da cidade e é justamente o grande número de piscinas sem a devida manutenção que eleva esse número.

Conscientização

Desde o ano de 2009, profissionais da Secretaria de Saúde de Rondonópolis desenvolvem ações com o objetivo de evitar a transmissão da dengue no município. Mutirões para a limpeza de terrenos baldios foram feitos com frequência em diversos bairros e a Vigilância Ambiental implantou testes mensais para verificar o grau de infestação predial do aedes aegypti.

A equipe realizou também campanhas de conscientização com empresários locais para sensibilizar os caminhoneiros sobre a importância do diagnóstico em trânsito e a gravidade da doença. As Escolas Estaduais e Municipais participaram de palestras e atividades sobre a necessidade da limpeza dos terrenos e sobre os sintomas da dengue.

Na opinião da gerente do Departamento de Atenção Básica, Simone Ribeiro Resende, mesmo com todo o empenho do Poder Público, a comunidade não pode se esquecer de fazer sua parte. “O mosquito só vai se proliferar se nós não fizermos nossa parte. Não devemos deixar água e nem sujeira acumulada”, disse.
Imprimir