Imprimir

Notícias / Cidades

Horário de verão tem importância sócioeconômica e ambiental ao povo

Da Redação - Alline Marques

O horário de verão sempre divide a opinião pública. Enquanto alguns adoram a sensação de chegar cedo em casa, outros odeiam ter de acordar no escuro. No entanto, uma coisa é fato: a mudança da hora traz muitos benefícios à sociedade.

O engenheiro eletricista Mauro Domingos de Campos, especialista em administração de centrais hidrelétricas, destaca que o horário de verão não serve apenas para economizar energia, mas também reflete na preservação ambiental e ainda traz melhoria à sociedade.

Em artigo enviado ao Olhar Direto, Domingos lembra que a energia elétrica é a grande propulsora da população e depende da água para ser gerada, daí a importância em se economizar energia nos períodos de chuva, pois assim as hidrelétricas garantem um acumulo de água, evitando, portanto, que no período de seca o cidadão não fique sem luz.

A economia gerada com o horário de verão desonera o Estado de construir novas hidrelétricas e, consequentemente, evita os impactos ambientais ocorridos em decorrência da construção de usinas.

Apesar de todos os benefícios, Campos adianta que não é possível manter o horário de verão de forma permanente por causa das condições físicas, além de poder ser prejudicial ao ser humano.

Isso porque, durante o ano há períodos em que o Sol está mais próximo da terra, como no Verão, sendo assim os dias se tornam mais longo, portanto, quando se adianta o relógio em uma hora o cidadão consegue retornar do trabalho ainda de dia e evita a sobrecarga de energia, gerando assim a economia.

Porém, no período em que o Sol se afasta da terra os dias ficam mais curtos e mesmo com a alteração no horário a população não conseguiria gerar economia, pois retornaria de noite para casa. O engenheiro destaca ainda que no período matutino seria muito mais difícil para o ser humano se adaptar a acordar cedo, já que ainda estaria muito escuro, o que acabaria também provocando problema de saúde.

Mauro Domingos irá compor o quadro de articulista do Olhar Direto e debaterá assuntos de interesse social na sessão de artigos.

Para conferir o artigo do engenheiro clique aqui.
Imprimir