Imprimir

Notícias / Cultura

Museu Rosa Bororo de Rondonópolis é reconhecido nacionalmente

Da Assessoria

O Museu Rosa Bororo participou pela primeira vez da Semana Nacional de Museus, que completou a 9ª edição. A exposição reuniu materiais etnográficos que remetem à evolução sociocultural no decorrer dos mais de 50 anos de emancipação de Rondonópolis. Documentos históricos, materiais de uso doméstico, fotografias, obras de arte e literárias sobre a cidade fizeram parte do acervo.

“A participação do Museu Rosa Bororo na Semana Nacional de Museus foi de extrema importância. Agora o museu é reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram -, tem visibilidade nacional. É oficialmente reconhecido como patrimônio artístico cultural”, ressaltou Vicente Albuquerque, gerente de núcleo de museus.

O número de visitantes superou as expectativas, foram mais de 300 durante a semana. Isso prova o trabalho eficaz e as ações inovadoras do Departamento de Cultura do Município.

Em 2011, a Semana de Museus teve participação recorde, com o tema Museu e Memória. Foram 1.006 museus e instituições culturais que integraram a programação, oferecendo eventos como exposições, oficinas, espetáculos, seminários, exibição de filmes e outras atrações.

HISTÓRICO

A Semana de Museus é celebrada anualmente por centena de países e é o maior evento, no âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema de cada ano é definido pelo Conselho Internacional de Museus.

Em 2010, a comemoração teve participação de mais de 30 mil museus em 95 países. A iniciativa tem sido responsável pelo aumento de visitação nas instituições.
Imprimir