Imprimir

Notícias / Política MT

Leitão apresenta Projeto de Lei na Câmara dos deputados

Da Assessoria / Dep. Nilson Leitão

O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) apresentou ontem (27), no plenário da Câmara dos Deputados o projeto de lei que sugere a criação do Agente Comunitário da Terra. O programa visa a capacitar e contratar profissionais de nível técnico para acompanharem o dia a dia dos pequenos e médios produtores.

“Há famílias nos assentamentos que morrem de fome porque não tem um profissional para orientá-los como produzir. Precisamos de alternativas para ajudar essas pessoas, e a melhor de todas é capacitar novos profissionais”, esclarece o deputado.

O Agente Comunitário da Terra irá atuar na promoção da assistência técnica agrícola e pecuária junto aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária de forma direta no campo. A intenção é que os profissionais desenvolvam ações levando conhecimento, técnicas especializadas e novas tecnologias para a comunidade rural visando assim, uma melhora nas condições de vida e renda dos familiares.

Segundo o deputado Leitão, atualmente Mato Grosso não produz o suficiente para alimentar sua população com os produtos exclusivamente produzidos pelos matogrossenses. “Hoje 90% do que comemos vem de outros estados, precisamos enriquecer o interior do País com produção de alimentos e não apenas produzir para exportar”. Leitão diz que a importação de alimentos dos outros estados não tem que ser eliminada, mas administrada: “Não basta ter a terra e produzir pouco, temos que capacitar os produtores para produzirem com qualidade”.

Os profissionais qualificados irão desempenhar um papel relevante de interlocutor com os produtores, uma vez que o programa sugere que residam nas comunidades rurais. Tendo a oportunidade de possuir um conhecimento mais próximo da realidade do local, suas necessidades e seus problemas, o profissional irá estimular a participação da própria comunidade pela busca de alternativas viáveis para o aumento da produção e melhora na qualidade.
Imprimir