Imprimir

Notícias / Política BR

Reforma política não resolve corrupção, diz analista

Folha Online

Folha Online
Estudioso do comportamento do Legislativo, o cientista político Carlos Ranulfo de Melo, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), afirma que a reforma política, apontada como solução por muitos especialistas para os desvios do Congresso, nunca irá resolver o problema da corrupção, informa reportagem de José Alberto Bombig, publicada pela Folha nesta quarta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

"Não há nenhum caso de país que tenha acabado com a corrupção fazendo reforma política."

Segundo ele, somente o aumento da transparência e a punição aos políticos poderiam "diminuir" os escândalos. "É aumentar a transparência e os mecanismos de controle e cobrança. Cassar governador, cassar prefeitos... E os partidos também deveriam ser mais criteriosos."

A reportagem informa que, sobre o mais recente, o uso das passagens aéreas, porém, Ranulfo de Melo avalia que não é dos piores na história recente do Legislativo e que pode estar ocorrendo um viés moralista na análise da opinião pública.

"Acho que esse escândalo não é muito importante. Nem sequer é possível alguém formar opinião sobre o Congresso por isso aí [passagens]. O escândalo dos anões do Orçamento foi muito pior, o mensalão foi muito pior."

Imprimir