Imprimir

Notícias / Cidades

Papai Noel "tem casa" em Cuiabá que já virou tradição (confira fotos)

Da Redação - Lucas Bólico

Para as crianças de hoje em dia deve ser meio difícil entender esse tal de Papai Noel. O velhote barbudo só anda de trenó, não tem perfil no Facebook, nem no Orkut ou Twitter. Para falar com o cara não adianta mandar e-mail, torpedo SMS, MSN ou tentar o Skype; tem que ser na base da carta. A maioria o conhece dos shoppings, em poucos minutos de conversa, onde só há tempo para o trivial: ‘o que ganhar de Natal’. Mas o que nem todo mundo sabe é que o bom velhinho tem uma casa em Cuiabá, aberta para o público nos finais de ano.

Apesar de bom, o velhinho é misterioso. Sabe-se apenas que sua residência oficial, cujo anexo é uma fábrica de brinquedos, fica no Pólo Norte. Já a casa de ‘veraneio’ do gorducho fica no bairro Santa Rosa, Avenida Rússia, número 292. São 18 anos de dedicação ao Natal, por parte da família Uerich, que a cada edição amplia o sonho que vem realizando. O projeto começou modesto e foi se ampliando até chegar ao patamar em que está. E a meta é ampliar ainda mais.

“Começamos fazendo isso em família mesmo. Já era uma tradição para nós que viemos do sul. Aqui não tinha tanto isso”, conta Baltazar, o homem por trás da fantasia. Como os filhos foram crescendo, a família resolveu dar continuidade na tradição, mas abrindo-a para a população. A família Uerich já ganhou até alguns prêmios pela casa mais bem enfeitada. “Ganhamos um fusca há muito tempo e uma viagem à Paris”, relembra.

Com as mudanças de prefeitos, as premiações diminuíram de valor, ou, em alguns anos, até sumiram. Mas a família seguiu a tradição de enfeitar a casa e até se ausentou de algumas competições para não inibir concorrentes. A ‘casa do Papai Noel’ acabou se tornando hors concours. Neste ano, como não seria apenas um vencedor, a família se inscreveu e o resultado nem precisava ser dito aqui. Levaram o prêmio na categoria residencial.

Há cinco anos, Baltazar foi além. Se vestir de Papai Noel e enfeitar a residência já não era o bastante. Então ele simplesmente escancarou as portas de sua casa para receber as crianças. Nos 10 dias que precedem o Natal, ele já não tem sala e nem identidade. Virou mesmo o bom velhinho. A meta agora é, para os próximos anos, fazer um bazar de Natal para doar o dinheiro arrecadado para o Hospital do Câncer.

A ‘Casa do Papai Noel’ já virou um ponto de referência natalina em Cuiabá. Na noite desta sexta-feira (23) haverá uma apresentação de coral. Para quem ainda não a conhece, as portas ficam abertas até o dia 24 de dezembro, véspera do nascimento de Cristo. Nada contra os shoppings, mas nada como conhecer Papai Noel na própria casa dele. A magia natalina presente desde a fachada da casa é contagiante nas crianças.


 
Imprimir