Imprimir

Notícias / Educação

Veja como participar das olimpíadas de português e matemática

G1

O mês de março marca a abertura de inscrições para duas das principais olimpíadas acadêmicas envolvendo a rede pública de ensino. Desde a segunda-feira (19), professores das secretarias estaduais e municipais do país podem inscrever suas escolas na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, aberta para estudantes do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. A adesão pode ser feita até 20 de maio. Já as inscrições para a 8º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), abertas desde de fevereiro, terminam no dia 30 de março.

am no dia 30 de março.
saiba mais

Campeão de olimpíadas, estudante de 17 anos do Ceará é aceito no MIT
Com vaga garantida em Harvard, estudante de SP é aprovado pelo MIT

No evento que marcou a abertura das inscrições da Olimpíada de Língua Portuguesa, na segunda-feira, em São Paulo, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que a iniciative segue uma "política de valorização" que pretente "melhorar a autoestima dos jovens associada ao programa de formação continuada dos professores".

Na edição de 2010, segundo o MEC, participaram mais de 66 mil escolas de 99% dos mais de 5.600 municípios brasileiros. Para disseminar o programa pelo país, o ministério e a Fundação Itaú Social, que coordenam a olimpíada, investem em parcerias com o Canal Futura, da Rede Globo, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A coordenação técnica do projeto é feita pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Neste ano, as faixas etárias estão divididas entre quatro gêneros: os estudantes do 5º e 6º anos competirão com poemas, os do 7º e 8º escreverão textos de memórias literárias, os do 9º ano do fundamental e 1º do ensino médio participarão com crônicas e os do 2º e 3º anos do ensino médio redigirão artigos de opinião. A adesão é feita pelos professores, pela internet, e o número de vagas nas eliminatórias será definido de acordo com o número de escolas participantes.

Para produzirem os textos, os alunos participarão de atividades específicas nas escolas e, além disso, os professores serão formados em oficinas e receberão, em casa, material específico para trabalhar em sala de aula.

Matemática
Na oitava edição, a OBMEP é feita em duas fases: a primeira terá provas no dia 5 de junho, com questões de múltipla escolha e a segunda em 15 de setembro, com questões discursivas. Organizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, e realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a olimpíada teve 18,7 milhões de inscritos no ano passado, de escolas de 98% dos municípios brasileiros.

Os participantes são divididos em três níveis, o primeiro para quem está no 6º ou no 7º ano do fundamental, o segundo para alunos do 8º e 9º anos e o terceiro para estudantes matriculados em qualquer ano do ensino médio.

Entre os prêmios para os estudantes medalhistas na competição estão bolsas de iniciação científica e, para quem receber a medalha de ouro, a participação em cursos preparatórios para competições internacionais.
Imprimir