Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Deucimar solicita reunião com Soares para discutir deficiência da Saúde

Da Assessoria

Para discutir a falta de estrutura do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), solicitou, na sessão  hoje (19), ao líder do prefeito Wilson Santos , vereador Paulo Borges (PSDB), que agende uma reunião com o secretário de Saúde do município, Luiz Soares, para a próxima semana em seu gabinete. “Se depois dessa reunião a secretaria de Saúde não cumprir com o que ficar definido, aí sim teremos que trazer o secretário (Luiz Soares) em plenário, conforme requerimento apresentado pelo vereador Toninho”, disse. O vereador Toninho de Souza (PDT) preside a Comissão de Saúde da Câmara, que está investigando in loco os problemas crônicos do pronto socorro.

Também na sessão de hoje, Toninho propôs a realização do mutirão da ortopedia. “O mérito não é para nós, mas para os pacientes que estão dependendo dessa cirurgia”. Outro vereador que defendeu melhorias à saúde foi o tucano Antônio Fernandes. Ele apresentou requerimento questionando o prefeito sobre a falta de médico legista no Hospital Universitário Júlio Muller aos finais de semana. “É inadmissível que numa Capital como Cuiabá os hospitais não funcionem durante 24 horas”, criticou.

Já o vereador Clóvis Hugueney (PTB), o Clovito, disse que recebeu um ofício do presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindmed/MT), Luiz Carlos Alvarenga, onde o médico relata a deficiência do pronto socorro e das policlínicas de Cuiabá. “Tem seis leitos da UTI do pronto socorro que não estão funcionando”. Avalia que o maior problema está no fato do governo do Estado não contribuir com recursos à unidade de saúde que, segundo Clovito, atende mais pacientes do interior do que da própria Capital. “O governo tem que ter compromisso porque aqui vem doente de todo lugar”.

Imprimir