Imprimir

Notícias / Educação

Projeto Educomunicação é ampliado para mais 29 escolas estaduais

Assessoria/Seduc-MT

Mais 29 escolas, de 22 municípios mato-grossenses, receberão equipamentos para a implantação do Educomunicação ainda em 2012. Com essa aquisição, o número de escolas atendidas sai de 86 para 115 unidades, gerando um percentual de crescimento de 33% de unidades atendidas. A proposta pedagógica emprega os veículos de comunicação como estratégia do fortalecimento no processo de aprendizagem. Para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande o programa será implantado em mais seis escolas e em Tangará da Serra em outras quatro unidades.

De acordo com a técnica da coordenadoria de Projetos Educativos, Marli Gouvêa, a aquisição dos equipamentos será possível com recursos previstos pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) do Estado e contrapartida do Governo do Estado. E ainda, a cedência de um profissional da Língua Portuguesa para o acompanhamento e desenvolvimento das atividades. Ela cita que entre as selecionadas está a Escola Estadual Indígena Tapirapé, instalada na cidade de Porto Alegre do Norte.

“O Educomunicação não se restringe apenas ao emprego do rádio. É possível a confecção de jornais, de fanzines, de mídias que ajudem a agregar conhecimento”, pontua Marli. Ela ainda cita que o processo de escolha das novas contempladas se deve à análise de um diagnóstico encaminhado as unidades escolares da rede estadual no primeiro bimestre de 2012.

O Programa é desenvolvido desde 2008 e promove a integração, incentivo à comunicação, ao mundo tecnológico, fomento a pesquisas, melhora da oralidade e da capacidade de expressão, propiciando ampliação do processo de formação de alunos cada vez mais críticos e conscientes de seus direitos e deveres.

Os kits que será entregues são compostos de caixa de som três canais, caixa amplificada, estabilizador de tensão, fone de ouvido, gravador digital USB, mesa de som, microfone corpo metálico, microfone sem fio, microssystem e picku (mixer+cdj).


Imprimir