Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Xavantes e posseiros decidem hoje se mantêm bloqueio no Araguaia

Da Redação - Renê Dióz

O isolamento de cerca de 13 cidades na região do Araguaia pode ter fim ainda nesta sexta-feira (29). Segundo informou o deputado estadual Baiano Filho (PMDB), que se encontra na região de conflito pelas terras remanescentes de Suiá Missú (hoje demarcadas como terra indígena Maraiwatsede), produtores e xavantes contrários à reserva se reunirão nas próximas horas para decidir se mantêm o bloqueio na rodovia BR-158.

No último sábado (23), o grupo abriu uma vala num trecho da rodovia para impedir a passagem de veículos e acesso à região de Posto da Mata em protesto contra a decisão da Justiça Federal que determinou a desintrusão dos não-índios na área demarcada da reserva.

Os manifestantes, cerca de 300 posseiros e 150 índios, argumentam que a Fundação Nacional do Índio (Funai) fraudou a demarcação da terra, que, segundo eles, na verdade nunca foi ocupada por xavantes. Os caciques solicitaram prazo para vistoriar a área demarcada e averiguar a existência de resquícios de antiga ocupação xavante, como cemitérios.

O deputado informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não houve ainda consenso entre índios e produtores a respeito dos rumos da manifestação mesmo após retorno da comitiva que buscou solucionar a questão agrária em Brasília nos últimos dias.

Ainda segundo reportou o parlamentar, apesar dos efeitos negativos do bloqueio da BR-158 – como a escassez de combustível e risco de falta de alimentos e medicamentos na região do Araguaia – populares já manifestaram apoio à manutenção do protesto.

Para tratar do assunto, o governador Silval Barbosa (PMDB) deverá receber uma comissão formada por produtores e xavantes na próxima quinta-feira (05).
Imprimir